quinta-feira, 6 de junho de 2013

Meio ambiente, meio interesse!

                                    
Antonio Nunes de Souza*

Dia cinco de junho comemorou-se (?) o dia do meio ambiente com tanta simplicidade nacional que, pelo visto, parece que ninguém está percebendo os prejuízos causados pelas mudanças radicai de climas, hecatombes em todos os Estados, alagamentos e secas assustadoras nos lugares menos esperados, acidentes com centenas de mortes e desaparecimentos, nevascas e chuvas torrenciais de granizos destruindo casas, enfim, tantas notícias e acontecimentos assustadores, e as pessoas apenas comentam, colocam as culpas nos governos, mas, não têm a preocupação de fazer uma reflexão que, pouco ou muito, todos nós temos nossa dose de culpa, principalmente, os omissos que representam a grande maioria da população.

Em todos os lugares que chegamos, nos noticiários e nas reuniões de clubes de serviços, associações de classes e até nos eventos sociais, esse tema é sempre falado, mas de uma maneira tão velada, apenas queixas das dificuldades de andar nas ruas, dirigir seus carros, freqüentarem suas praias, seus veraneios e festas de largo, sem observarem que esses fenômenos estão acontecendo graças ao comportamento absurdo e grotesco dos homens.

Uma verdadeira lástima que, nosso país, para comemorar uma partida de futebol, a saída de um jogador ou chegada, carnaval, parada gay, show de artistas nacionais e estrangeiros muitas vezes inexpressivos e idiotas, aglomeram milhares de seguidores, não tendo o discernimento de olhar com o carinho e a seriedade para esse fato assustador que vem se alongando de tal forma, que os cientistas e estudiosos já estão fazendo premonições de um futuro desastroso e triste para o nosso planeta, muitíssimo em breve.

Sem querer ser saudosista, mas, obrigado a me lembrar que, no modesto dia da árvore, todos os colégios da cidade desfilavam pelas ruas, os alunos carregando mudas de plantas e, terminavam as manifestações com uma série de plantios e cânticos de hinos, homenageando o grande simbolismo da data.

Diz o adágio popular que: Nós colhemos o que plantamos!, mas no caso é,paradoxalmente, ao contrário, pois estaremos colhendo o que não plantamos e o que desmatamos. Uma triste e penosa ironia.  Infelizmente, meio ambiente, meio interesse!


*Escritor – Membro da academia Grapiúna da Letras – antoniodagral26@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...