quarta-feira, 20 de março de 2013

Deputado Coronel Santana participa de reunião com secretário de Agricultura

Visando diversificar a agricultura do Estado com a implantação do Paricá – produto comumente usado como matéria-prima na industria de móveis, e da construção civil. O deputado Coronel Gilberto Santana (PTN) se reuniu na manhã desta quarta-feira (20), na Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agraria, Pesca e Aquicultura (Seagri), na presença do secretário Eduardo Salles, produtores da região de Una e Canavieiras, os secretários de agricultura dos dois municípios, além do representante do Banco do Nordeste, Jorge Rosembreg e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Elias Mattar Neto.

Na ocasião foi apresentado o Projeto de Inclusão Social do Pequeno Produtor através da implementação do Paricá, que é sinônimo de transformação para a agricultura familiar. Além do baixo custo para o cultivo, de garantir a sustentabilidade e a recuperação do solo e, permitir o plantio simultâneo de outros produtos, em cinco anos o produtor tem o retorno de boa parte do investimento feito.

Frente às alternativas que vão desde o crescimento do setor agrário e industrial, o secretário Eduardo Salles, aprovou o projeto e se comprometeu a buscar apoio junto às entidades vinculadas à secretaria para dar andamento ao processo de inserção do novo cultivo. “É fundamental levar o desenvolvimento desse projeto adiante”, enfatiza Eduardo. Ainda segundo ele, com tanta diversidade é possível estimular a atração de empresas que tenham o Paricá como matéria base de produção.

Para adiantar o processo que implantação, o Dep. Coronel Santana, sugeriu que as primeiras diretrizes fossem definidas de imediato. “Uma iniciativa positiva como essa, não pode esperar tanto para ser colocada em prática. Temos que estabelecer inicialmente quais serão os municípios interessados em cultivar o Paricá”, salienta o parlamente, que conclui afirmando que, “um cultivo com resultado de curto prazo irá ajudar e muito, o desenvolvimento dos produtores do estado e da região”, finaliza o Coronel Santana.

Satisfeito com o pensamento do parlamentar, o pioneiro no plantio do Paricá no Estado, o agricultor da cidade de Una, José Rafael de Lima, acredita que o cultivo dessa árvore dará mais independência ao agricultor familiar, além de garantir à Bahia mais um produto a ser somado ao crescimento socioeconômico.

Ascom - Deputado Coronel Gilberto Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...