sexta-feira, 8 de março de 2013

Carnaval do Beco do Fuxico neste sábado em Itabuna



A Prefeitura de Itabuna garantiu a infraestrutura e conseguiu as parcerias para garantir a realização da tradicional Lavagem do Beco do Fuxico, que acontece amanhã.  A programação cultural começa ao meio-dia com o tombamento do bar ABC da Noite, durante a tarde acontece a lavagem do Beco pelas baianas e por carro-pipa, alem do desfile dos blocos. O encerramento fica por conta da banda Armandinho, Dodô e Osmar, a patir das 22 horas. A festa tem horário para encerrar: meia-noite.


Homenageado da festa, o Caboclo Alencar disse esperar a participação da comunidade para festejar no Beco do Fuxico. Ele disse que está emocionado por ter sido escolhido pela sociedade, entre tantos na cidade, para ser o símbolo do festejo tradicional e se firmar na história cultural de Itabuna. "O ABC da Noite" foi fundado há 50 anos, na Travessa Adolfo Leite, principal via de desfile de blocos para a festa. 

Setores da Prefeitura mobilizados


A administração municipal está organizando a operação de limpeza, iluminação e trânsito para a Lavagem do Beco do Fuxico. Antes da festa serão colocadas gambiarras para melhorar a iluminação no circuito. 


Logo cedo, 30 funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Urbano  (Sedur), vão varrer o Calçadão Rui Barbosa, o Jardim do Ó, a Avenida Cinquentenário e as ruas próximas. Dois caminhões compactadores serão utilizados na ação, fazendo a coleta do lixo. O diretor de Limpeza Pública Vicente Santos informou que depois da festa, às sete da manhã de domingo, a mesma equipe começa a varrer e lavar as ruas. Funcionários da EMASA também vão participar desta etapa da limpeza. 


A Secretaria de Saúde montará um posto médico na Praça Manoel Leal, com um médico, um enfermeiro e uma ambulância. A Secretaria de Transporte e Trânsito – Settran colocará 42 agentes de trânsito e seis viaturas na fiscalização e organização do trânsito e haverá também a segurança feita pela Guarda Municipal. 


As ruas serão sinalizadas com cavaletes e fitas zebradas que orientarão o condutor. O diretor de Trânsito Manoel Junior alerta os moradores no circuito da festa para que estacionem em suas garagens particulares. “As pessoas que tem garagem em casa vão ter acesso para guardar seus veículos, mas aqueles que não têm devem estacionar em áreas de estacionamento livre e voltar após a meia noite” disse Manoel.


A Settran vai multar aqueles que tentarem invadir o perímetro da festa e os que estacionarem em locais proibidos, caso haja resistência em sair da vaga o veículo poderá ser guinchado. A orientação da Settran é que os veículos sejam estacionados na Avenida Beira Rio e nas transversais da Cinquentenário que ficam após a rua Alício de Queiroz, na direção do Jardim do Ó.


POr - Departamento de Comunicação Social

POr -: Naudielle Silva


Blocos tradicionais
Eduardo, só saudades
 
Juarez, só lembranças
Os tradicionais blocos de Itabuna: "Casados I... Responsaveis"  e "Dez...Casados" parecem que desta vez, não vão participar. Este blog apurou que é, em respeito, as memorias, dos dois jornalistas:  Juarez Vicente, cantor de machinhas da banda e Eduardo Anunciação, um dos fundadores dos Casados I...Responsaveis, e que morreram recentemente. enquanto aos Dez...Casados, do desportista e empresário Sandoval Benevides,  faltou apoio do Governo Municipal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...