segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Prefeitura de Itabuna doa coberturas de tanques



Com o objetivo de reduzir o índice de infestação domiciliar pelo mosquito da dengue (Aedes aegypti) a Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, começou a distribuir telas de proteção especial para cobertura de tanques e tonéis a residências em que esses reservatórios estejam sem tampa. A distribuição é gratuita e ocorre após as visitas domiciliares dos agentes de endemia. A ação teve início no bairro Daniel Gomes, onde o índice é mais alto (73,38%), e vai prosseguir em outros bairros. 

A distribuição gratuita de coberturas de reservatórios domésticos de água faz parte de um conjunto de ações que a Prefeitura de Itabuna está realizando visando a  realização efetiva do combate ao mosquito e de prevenção da dengue, trabalho que foi feito de forma precária no ano passado. A Secretaria de Saúde também está fazendo a atualização dos agentes comunitários de saúde e de endemias e brevemente vai contratar novos servidores, mediante processo seletivo simplificado, cujo edital está previsto para ser publicado até a próxima semana. 

O objetivo é aumentar a equipe de combate a endemias em cerca de 50%. Para isso devem ser contratados 139 agentes. A contratação de mais agentes possibilitará a regularização das visitas domiciliares, seguindo o padrão que determina o Ministério da Saúde (MS). Com a requalificação da equipe que atua no combate à dengue e  endemias, a Secretaria de Saúde de Itabuna busca melhorar o trabalho de campo.

Zoneamento para agilizar

Outra medida que será adotada é o zoneamento do trabalho dos agentes de combate à dengue. Com isso, cada agente será responsável por uma determinada região da cidade, não só para aplicação de larvicidas como também para fazer o monitoramento de imóveis e orientar os moradores sobre as providências e medidas cotidianas para evitar o surgimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

De acordo com o entomologista Renato Freitas de Araújo, coordenador de Combate as Endemias da Secretaria de Saúde, a definição do zoneamento vai garantir melhor qualidade e agilidade nas ações de combate ao mosquito transmissor da dengue. “O agente vai ter mais facilidade de acesso aos imóveis, controle estatístico e de rotinas periódicas. O nosso objetivo é estabelecer uma parceria mais forte entre o poder público e a população”, assinalou.

Segundo Renato Freitas, as ações que estão sendo colocadas em prática devem gerar resultados já nos próximos meses. “Haverá queda na quantidade de criadouros do mosquito transmissor da dengue e no número de notificações de casos da doença”, avalia. Neste ano foram notificados 163 casos, muitos dos quais ainda dependem de exames laboratoriais para sua confirmação.


Departamento de Educação
Por: Ailton Silva
Foto: Wilson Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...