quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Secretaria de Saúde intensifica o combate a dengue em Itabuna



Verba no valor de R$ 143.153,55, repassada esta semana pelo Ministério da Saúde, vai reforçar o trabalho de combate a focos de larvas do mosquito da dengue. Segundo o secretário municipal de Saúde, Renan Araújo, o trabalho já vinha sendo intensificado pelas equipes de endemias do município diante do risco de epidemia, cujo último índice do LIRAa (Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti), alcançou 18%, o que colocou Itabuna como campeã nacional da doença. 

De acordo com o secretário, essa verba será utilizada, prioritariamente, nos trabalhos de campo, intensificação da limpeza urbana, combate às condições de proliferação e crescimento de focos do mosquito, além de preparar a rede municipal de assistência para atender os pacientes dignamente. “Iremos trabalhar duramente para que Itabuna saia dessa condição de campeã de infestação para campeã no combate” frisou Renan, esclarecendo que a orientação do prefeito Vane é concentrar todos os esforços na conscientização das pessoas e combate aos focos do mosquito.

O secretário disse que o município tem uma decisão política de unir todos os esforços para diminuir os riscos que a população está exposta, com os subtipos do vírus da dengue. Para Araújo, o apelo do Ministro da Saúde aos novos gestores para que dêem continuidade ao trabalho feito pelos antecessores não pode ser atendido no caso de Itabuna. “Não posso atender o apelo do ministro. Não posso dar seqüência ao que estava sendo feito, em decorrência dos altos índices de infestação. A ação do governo anterior, além de equivocada, contribuiu para o agravamento do quadro de infestação da dengue. “comentou Renan Araújo.

O repasse da verba aos Estados e Municípios pelo Ministério da Saúde está entre as medidas do governo federal de vigilância, prevenção e controle da dengue. Em contrapartida, os municípios precisam cumprir metas, como disponibilizar número adequado de agentes de controle de endemias e garantir visitas domiciliares, melhorar o trabalho de campo e realizar levantamentos rápidos de infestação do Aedes aegypti, com ampla participação dos meios de comunicação, além de notificar os casos mais graves da doença. 

O aumento das chuvas e o calor contínuo do verão favorecem a proliferação do Aedes aegypti devendo a população, portanto, verificar o adequado armazenamento de água, o acondicionamento do lixo e a eliminação de todos os recipientes sem uso que possam acumular água e virar criadouros de mosquito. O secretário de Saúde lembrou ser essencial a participação dos cidadãos no combate a dengue, já que a maioria dos focos se localiza no interior das residências, em quintais e em terrenos baldios. A combinação do trabalho preventivo em cada residência com as ações do poder público é capaz de reduzir a presença do mosquito no meio ambiente e evitar epidemias, como lembrou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha ao anunciar a liberação dos recursos.
www.itabuna.ba.gov.br

Departamento de Comunicação Social          
Por: Ricardo Mascarenhas
Foto: Pedro Augusto
10/01/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...