terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Prefeitura de Ilhéus adota medidas emergenciais em centrais de abastecimento

Após vistorias nas centrais de abastecimento dos bairros do Malhado e da Urbis, a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Indústria e Comércio (Sedic), tomou medidas emergenciais para melhorar o funcionamento dos equipamentos até que eles sejam revitalizados. “O nosso objetivo é revitalizar tanto a Central do Malhado quanto da Urbis, melhorando as instalações e assegurando maior conforto, higiene e segurança para comerciantes e usuários”, frisou o vice-prefeito e titular da Sedic Carlos Machado (Cacá).

Os técnicos da prefeitura identificaram uma situação de completo abandono das centrais de abastecimento. Paredes rachadas, acúmulo de lixo e entulho, boxes fechados, usuários de drogas alojados nas instalações, tetos em risco de desabamento, foram alguns dos problemas identificados pela Sedic.   

A primeira medida da prefeitura foi a limpeza. As centrais foram os primeiros locais a ser limpos pelo mutirão que começou no segundo dia da gestão, em parceira com a iniciativa privada. Outra medida foi a intensificação da fiscalização, principalmente, para evitar a circulação de motoqueiros e ciclistas nos locais. Além disso, a Sedic também solicitou à Guarda Municipal maior frequência de rondas nas centrais e fez um pedido à Empresa Baiana de Saneamento e Água (Embasa): a instalação de hidrantes para lavagem das centrais.

Cacá informa ainda que há uma ação conjunta da Sedic com a Secretaria de Desenvolvimento Social para retirada e atendimento dos usuários de drogas que ficam nas centrais. Além disso, o vice-prefeito destaca que também será feito o recadastramento dos permissionários. “Essa medida é importante para podermos manter o controle sobre o uso dos boxes. Muitos estão fechados e alugados como depósitos; isso é inadmissível, pois, além da redução da oferta de empregos para a população, esses boxes também são focos de baratas, ratos e demais animais peçonhentos”, explica o secretário e vice-prefeito.

No entanto, Cacá ratifica que todas essas medidas são emergências e paliativas, e informa que a Sedic via elaborar um projeto para revitalização das duas centrais de abastecimento, que inclui reestruturação física e padronização dos boxes, quiosques e barracas.

Secretaria de Comunicação Social (Secom).
Ilhéus - 22.01.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...