quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Emasa prepara a ampliação da rede de água



Com o anúncio do início das obras de construção da Barragem do Rio Colônia, feito pelo governador Jaques Wagner na terça-feira, 8, em Itabuna, a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) já está realizando estudos visando ampliar e modernizar a rede de abastecimento de água para a população itabunense.

Para que as famílias de Itabuna sejam atendidas, Campos ressalta ser imprescindível e urgente que a Emasa se prepare para este novo tempo, com investimentos que possam assegurar não só a captação, mas principalmente a distribuição de água tratada. 

“Neste sentido, o prefeito Vane já determinou que a Emasa desenvolva estudos para que, além de ampliar a oferta, possa modernizar  a rede de abastecimento com investimentos em tecnologia, que resultarão numa economia significativa em custos com energia”. Ricardo Campos explica que com estes investimentos as manobras no sistema de distribuição serão automatizadas, contribuindo economicamente para que a Emasa seja auto-sustentável.

“Além de melhorar muito a questão da oferta d’água para a população, a obra certamente vai reduzir os custos da empresa, já que vamos captar água dentro do município de Itabuna, no bairro de Ferradas, com a perenização Rio do Cachoeira. Hoje captamos água no Rio Almada, no Distrito de Rio do Braço e  em Castelo Novo, no município de Ilhéus, a um custo elevadíssimo de bombeamento”, informou.

De acordo com o presidente, o custo de energia elétrica está na ordem de R$ 500 mil mensais. “Com a barragem isso vai mudar, pois a obra irá perenizar o rio, permitindo assim a captação de água dentro de Itabuna com a redução do custo de energia elétrica, e aumentando a oferta de água de 900 litros por segundo para 1.400 litros/segundo”, esclarece. Campos acrescenta que com a construção da barragem o governo municipal terá capacidade de atrair novos investimentos na área industrial, ampliando a geração de emprego e renda para o município e a região.

Departamento de Comunicação Social          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...