quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Itabuna entrega contratos de uso para agricultores



       O Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar implementado pela Prefeitura de Itabuna está concluindo o ano de 2012 dando o passo significativo, com a entrega de Contratos de Permissão de Uso para 81 pequenos produtores que, a partir de agora, poderão cultivar 48 hectares de terra da Fazenda Bela Flor, desapropriada pelo governo municipal.

        Durante a solenidade de entrega dos contratos, realizada na última terça-feira (18), o prefeito José Nilton Azevedo Leal ressaltou a importância da agricultura familiar para o fortalecimento da economia municipal e a permanência do homem no campo. 

      Ele também destacou que, além de garantir o acesso à terra, é necessário viabilizar assistência técnica para a melhoria da produção  agrícola, condições e logística para o escoamento da produção, bem como o acesso aos serviços de saúde e educação para as famílias do campo.

      Presente na solenidade, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Itabuna, Antonio Marcelino Oliveira revelou que nos últimos quatro anos 122 famílias já foram contempladas com a concessão de permissão de uso de lotes de terras. “Além da Fazenda Bela Flor, o governo municipal desapropriou e entregou lotes de terra para outros 48 produtores familiares na Fazenda Niterói”, disse.

      Marcelino enfatizou ainda que o pagamento de indenizações aos proprietários das terras desapropriadas é feito com recursos próprios. Segundo o secretário, esta é uma prática não comum entre os municípios brasileiros, já que na maioria das vezes a desapropriação e indenização são feitas pelo Governo Federal e o Governo Estadual.

        “A partir de agora, esses produtores beneficiados com os títulos de concessão poderão cultivar a terra e vender sua produção diretamente, sem atravessadores, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Programa de Alimentação Escolar, bem como na Feira do Agricultor e nas feiras livres da cidade”, argumentou Marcelino.

        O secretário acrescentou ainda que os pequenos produtores terão acesso às políticas públicas desenvolvidas para o fortalecimento da agricultura familiar, a exemplo do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) implementado pelo Governo Federal. A solenidade de entrega de contratos contou ainda com a presença do engenheiro agrícola da Ceplac, José Américo. Entre os 81 pequenos produtores beneficiados, estão 21 mulheres.

Da assessoria
por Erivaldo Bomfim 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...