quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Técnicos discutem ações para combate à dengue em Itabuna


        Técnicos da Secretaria Municipal da Saúde e da 7ª Dires estiveram reunidos hoje (22), no Departamento de Vigilância à Saúde para avaliar a situação da dengue em Itabuna e adotar uma série de medidas visando evitar uma epidemia no verão, uma vez que circula em Itabuna o vírus tipo IV para o qual a população não tem resistência.

Segundo o diretor da Vigilância à Saúde, Florentino Souza Filho, Itabuna tem uma infestação predial de 18,4%, que é muito elevada e por isso é considerada uma área de risco pelo Ministério da Saúde. Este ano, a cidade registrou 6,4 mil casos de dengue, com dois óbitos: “nós mantemos um acompanhamento permanente da situação em conjunto com a Sesab e em reuniões do Comitê Municipal de Combate à Dengue”.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Márcia Falcão Souza informa que de acordo com a Estratégia do Plano Nacional de Combate à Dengue, a partir de agora, será efetivada a coleta de 100% dos sorotipos e o material deverá ser enviado ao Laboratório Central, em Salvador. Ela explica que a equipe técnica da SMS está concluindo o Plano de Contingência de Combate à Dengue que envolve Prefeitura, Sesab, além da própria sociedade civil organizada.

Por determinação do Ministério da Saúde, Itabuna também integra a partir de dezembro, segundo José Batista de Matos, da 7ª Dires, a Rede Nacional de Monitoramento da Resistência do Aedes aegipty a Inseticidas, o Ovitrampas, através da coleta de ovos do mosquito para testes em laboratório. Ações similares estão em execução nas cidades de Juazeiro e Jacobina

Medidas de Prevenção

O combate à dengue tem como foco principal a eliminação dos criadouros e ações para evitar a reprodução e proliferação do mosquito aedes aegypti, daí a importância da sensibilização da comunidade para que as pessoas não deixem água parada em pneus fora de uso.  Neste caso o ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água. 

Outra recomendação é para não deixar água acumulada sobre a laje e nas calhas das casas e apartamentos, além de limpeza constante das caixas de água e depósitos, que devem ser mantidas sempre fechados e vedados. 

As piscinas devem ter tratamento de água com cloro e as que não forem utilizadas devem ser desativadas e mantidas sempre secas. Garrafas, latas, vasilhas e copos devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo.  Também é recomendado não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada. 
Por: Kleber Torres

www.itabuna.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...