segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Oposição acusa governo baiano de golpe

DEPUTADO BRUNO REIS

Oposição acusa governo baiano de golpe contra professores

A surpreendente colocação para votação, hoje, do projeto de lei que fixa os critérios de progressão dos professores estaduais foi considerada “um golpe do governo” pelo vice-líder da oposição, Bruno Reis.
A sessão extraordinária para apreciação do projeto foi convocada pelo presidente Marcelo Nilo, atendendo a requerimento regimental, para as 18h01, portanto logo após o encerramento da sessão ordinária em andamento.

O projeto tem o número 20.047/2012 e “estabelece normas de promoção da carreira do magistério público do ensino fundamental e médio do Estado da Bahia para os anos de 2012 e 2013”.
Reis criticou a tramitação da matéria numa segunda-feira, quando a praxe da Casa é votar somente às terças. O governo aprovou a urgência para apreciação e o presidente Nilo prorrogou o expediente para que, às 18 horas de hoje, se completasse o prazo regimental entre as etapas.

Ampliação de faixas minimiza os reajustes  – O deputado disse que o projeto não contempla o interesse dos professores, “porque o aumento com cursos é inferior ao do projeto de novembro de 2011”, dando “a impressão de que o governador Jaques Wagner e os deputados do governo nesta Casa não entenderam a lição das urnas” e não veem que “2014 está próximo”.
O governo, segundo o parlamentar, instituiu quatro faixas entre as sete já existentes, tornando irrisórios os aumentos que os professores teriam ao subir de patamar após realização de curso, “a ponto de a majoração do grau 1-A para o 2 valer apenas R$ 56 de diferença”.

Na maior parte das faixas, segundo Bruno, o reajuste fica entre 6% e 7%, e somente a faixa 6 tem os 14% previstos no ano passado. A faixa 7, que é a mais elevada, terá “aumento zero”, conforme o líder.
Oposição tem emendas e anuncia voto contra – Nos termos propostos pelo governo, a oposição vai votar contra. Bruno Reis afirmou que a APLB é contra o projeto e fará assembleia amanhã. Para ele, o governo trai novamente a categoria ao antecipar a votação sem a ouvir “e não poderá se queixar depois se houver greve”.

A bancada da minoria apresentou emenda contra a revogação, proposta no projeto, do parágrafo 1º do artigo 9º da Lei 12.364/11, que assegura aos professores 13% dde reajuste em 2013 e de 3% a 4% em 2014.

Outras emendas apresentadas pela oposição dão nova redação ao parágrafo único do artigo 6º e ao parágrafo 2º do artigo 7º, acrescentando em ambos a expressão “ ato administrativo vinculado”.
O objetivo é que a promoção, que consiste em direito constitucionalmente garantido aos servidores públicos efetivos, sejam concedidos no instante em que forem atendidos os critérios estabelecidos em lei, “não cabendo à autoridade administrativa se valer de critérios outros de conveniência e oportunidade”.
Líder ainda não se manifestou – A sessão ordinária está em curso e praticamente a oposição corre sozinha no debate do tema, à exceção do deputado Carlos Brasileiro (PT), que há pouco subiu à tribuna para defender o projeto.

Depois de conversar com o líder em exercício da oposição, Por Escrito procurou o líder do governo, Zé Neto (PT), que, desculpando-se, prometeu retornar a ligação, o que não fez até o momento.
“Por que vocês resolveram apresentar o projeto hoje?” – tentou saber o repórter. “Eu volto a falar com você”, respondeu Zé Neto. O repórter insistiu: “Vocês vão aceitar as emendas?” O líder repetiu: “Eu volto a falar com você”. (Por Escrito)

POR -  LUÍS AUGUSTO GOMES
JORNALDAMÍDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...