terça-feira, 13 de novembro de 2012

Banco de Leite Humano convoca novas doadoras para Programa Rota

O leite materno é o principal alimento para crianças de zero a dois anos, tratando-se da fonte mais adequada de nutrição e prevenção de doenças para os bebês. Para concentrar ações na área de captação e doações de leite, o Banco de Leite Humano da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna funciona como unidade difusora das políticas de saúde para estímulo do leite materno em toda região. Apesar desta importância, a queda da quantidade de mães doadoras credenciadas no programa Rota está ameaçando o pleno funcionamento da unidade.  

De acordo com a coordenação do Banco de Leite Humano, no mês de agosto eram 16 doadoras cadastradas na Rota, Programa segundo o qual a coleta de leite é realizada em domicílio, sempre na manhã dos sábados. No mês de setembro foram oito doadoras, quantidade mantida em outubro, que caiu para duas doadoras cadastradas neste mês de novembro. 

“Por motivações diferentes, inclusive a saída do período de super-lactação, as mães se desligaram do Programa Rota, o que nos deixou sem perspectiva de manutenção dos estoques de leite humano a partir deste mês de novembro”, relatou a coordenadora do Banco de Leite Humano, a enfermeira responsável, Neiva Ney. 

Assim, a adesão de novas mães ao Programa Rota é hoje a principal meta do Banco de Leite de Itabuna. Todo cadastro pessoal pode ser feito durante a primeira visitação, quando a técnica responsável entrega os vasos esterilizados para que seja realizada a coleta e armazenamento durante a semana. “Assim, retornaremos sempre na manhã dos sábados, cumprindo a rota de mães doadoras para recolhermos os vasilhames com o leite doado e levar novos vasos esterilizados”, relatou a técnica de pasteurização do Banco de Leite, Kátia Cristina Chagas.

Banco de Leite em números:
Mês
Nº de doadoras
Volume da Rota
Volume Total de doações
Outubro
08
11,700ml
39,750ml
Setembro
08
26,300ml
55,800ml
Agosto
16
29,850ml
46,400

Quem pode doar:
De acordo com a coordenação do Banco de Leite, para realizar a doação espontânea na unidade, ou para aderir ao programa Rota, a mãe doadora precisa apresentar os exames pré-natal, documento de identificação e cartão do SUS. “Além disso, não podem estar fazendo uso de algumas medicações específicas, não fumar, não beber e não fazer uso de drogas ilícitas”, declarou Neiva Ney.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...