terça-feira, 20 de novembro de 2012

Amurc completa 28 anos de fortalecimento do municipalismo

         A Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc completa nesta quarta-feira (21 de novembro), 28 anos de fundação em defesa dos interesses públicos municipais. No comando da gestão 2011/2012, o atual prefeito de Ibicuí, Cláudio Antônio Kalil Dourado vem atuando incessantemente na luta pela aprovação de recursos para os municípios baianos, que este ano vivenciam uma das piores crises financeiras.

Criada inicialmente para representar os municípios produtores de cacau da região Sul da Bahia, atualmente a associação se mantém presente nas discussões que influenciam toda a sociedade. A sua importância ganhou credibilidade entre os associados a partir das lutas incessantes em favor da redistribuição dos Royalties de Petróleo e do aumento no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que representam uma nova injeção de recursos nos municípios.

Através da parceria firmada com a União dos Municípios da Bahia (UPB) e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a associação tem investido na capacitação dos novos gestores e técnicos municipais para o mandato 2013/2016. Até o final da sua gestão, Cláudio mantém-se engajado no propósito de fortalecer ainda mais as Reuniões Itinerantes nos municípios, onde é possível verificar In Loco a situação real de cada um deles.

Em dois anos de mandato, alguns avanços são lembrados, como a implantação do Diário Oficial On-Line da Amurc, para a publicação de atos do governo municipal, o fechamento de parcerias com o comércio, entidades de classe, as faculdades e a grande experiência da Feira de Economia, Arte e Cultura dos Municípios.

No cenário regional, a atual gestão deixa grandes legados, como a criação das Reuniões Itinerantes, Câmaras Setoriais e eventos como Amurc Propostas & Parcerias, objetivando viabilizar o trânsito dos prefeitos com os governos do Estado e Federal. “O nosso objetivo é defender os interesses dos municípios e socializá-los frente às instâncias estaduais e federais na busca de incentivos financeiros.”, completa Dourado.

Avaliação
Para o atual prefeito de Canavieiras, Zairo Loureiro a atual gestão demonstrou garra e eficiência na cobrança de recursos e investimentos para os municípios. “Eu vejo muito positiva a gestão de Cláudio, porque ele tem se esmerado, buscado dentro das limitações da entidade, os objetivos dos municípios”, avaliou.

A atual prefeita de Jussari, Neone Barbosa destaca que a Amurc conquistou o resgate da sua importância para a sociedade e há dois anos vem sempre atuante na busca de soluções para os problemas municipais. No entanto, a gestora convoca a participação mais efetiva dos prefeitos junto a associação, já que segundo ela “é muito importante estarmos unidos na mobilização, pois sozinho não conseguimos nada”.

A Associação fica localizada na avenida Almirante Tamandaré, 405, centro de Itabuna. Mais informações pelo telefone: (73) 3613-5114 ou pelo site: www.amurc.com .
 Por - Viviane Cabral - Assessora de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...