segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Morre o historiador Eric Hobsbawm aos 95 anos

Por - Alex Rodrigues 
Agência Brasil
Brasília – O historiador britânico Eric Hobsbawn morreu na madrugada de hoje (1º), em Londres. Considerado um dos mais importantes intelectuais do século passado, Hobsbawm tinha 95 anos e passou os últimos dias internado em um hospital devido a uma pneumonia.

Hobsbawn nasceu em Alexandria, no Egito ainda sob domínio britânico, poucos meses antes da Revolução Russa de 1917. Pouco tempo depois, sua família mudou-se para a Áustria e, posteriormente, para a Alemanha. Judeus, seus pais decidiram migrar para a Grã-Bretanha depois de Hitler ter chegado ao poder, em 1933, inicialmente como primeiro-ministro, e depois, com a morte de Paul von Hindenburg, como presidente.

Comunista mesmo após a derrocada do socialismo na União Soviética, Hobsbawn é autor de dezenas de livros, a maioria sobre o século 20, que ele classificou como A Era dos Extremos, título de uma de suas obras mais famosas, em que analisa as circunstâncias e as consequências históricas das catástrofes, guerras e crises registradas entre o início da 1ª Guerra Mundial (1914-1918) e a queda da União Soviética (1991).


Outros livros bastante populares do historiador são A Era das Revoluções – sobre as revoluções que explodiram na Europa a partir de 1848 -, História Social do Jazz e a autobiografia Tempos Interessantes. Sua última obra publicada no Brasil, em 2011, foi Como Mudar o Mundo.

jornaldamidia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...