terça-feira, 18 de setembro de 2012

Oftalmologia baiana será apresentada em Congresso na Índia



Foi aberta ontem na Índia a 9ª Assembleia Anual da IAPB – sigla em inglês para a Agência Internacional de Prevenção à Cegueira. O evento reúne 1.200 delegados de 66 países para a discussão do Programa de Visão 2020 da Organização Mundial da Saúde (OMS) e conta com a participação do presidente do DayHORC – Hospital de Olhos, o oftalmologista Ruy Cunha (CRM 5775). Até o dia 20, o DayHORC estará representado no evento, que converge os mais renomados cientistas e operadores da medicina ocular do mundo. Mais que isso, o cirurgião máster do Hospital dos Olhos vai apresentar trabalho científico intitulado Campanha Itinerante de catarata na Bahia, 2011, além de manter contato diretor com os dois maiores institutos de visão indianos para intercâmbio de tecnologias na área da medicina ocular. 

De acordo com Ruy Cunha, o pôster apresentado relata as atividades do DayHORC durante o ano de 2011 na prestação de serviço à saúde pública dentro da estratégia itinerante denominada Programa Saúde em Movimento. “O trabalho informa o perfil da população beneficiada e as dimensões operacionais das etapas do programa nas cidades de Teixeira de Freitas, Cabrália e Camamu, considerado um recorde de representatividade naquele ano”, declarou o presidente do DayHORC.
 
         A viagem e a participação na 9ª Assembleia do IAPB é uma iniciativa direta do médico oftalmologista Ruy Cunha e da Fundação Regina Cunha, instituição que vem contribuindo de forma planejada, cooperativa e sustentável para a melhoria da qualidade da saúde ocular da população baiana. “O interesse maior dessa viagem para nós é o intercâmbio científico, ampliando nossa percepção e protagonismo como agente que pensa e está interessado na promoção e expansão do acesso à saúde ocular. Tem tanto a perspectiva educacional como a de entender novas estratégias operacionais com foco no resultado”, declarou a gestora executiva da Fundação Regina Cunha - Oftalmologia e Prevenção da Cegueira, Ive Cunha. 

         Durante estadia na Índia, o oftalmologista Ruy Cunha tem também visitas agendadas a duas das principais instituições de saúde ocular atuantes no país. “Estaremos na LV Prasad Eye Institute (Lvpei), que é a instituição cicerone do evento e no Aravind Eye Hospital. Ambos mantêm estratégias extremamente efetivas para assegurar o atendimento da população indiana, o que nos proporcionará um amplo intercâmbio científico”, acrescentou Ruy Cunha.

No Brasil 

Por aqui, os demais médicos oftalmologistas do DayHORC acabaram de retornar do XX Congresso Brasileiro de prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual. O evento foi realizado entre os dias 12 e 15, em São Paulo, e contou com a presença maciça dos médicos e residentes das quatro unidades do DayHORC.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna sediou o 1º Congresso Baiano de Psiquiatria e Neurologia

A Prefeitura de Itabuna apoiou a realização do 1º Congresso Baiano de Psiquiatria e Neurologia promovido pela AFYA Faculdade de Ciências Méd...