quinta-feira, 26 de julho de 2012

SJCDH realiza III Oficina de Implantação da Rede de Atenção Psicossocial

A Secretaria da Justiça Cidadania e Direitos Humanos – SJCDH por meio da Superintendência de Prevenção e Acolhimento aos Usuários de Drogas e Apoio Familiar – SUPRAD, realiza nesta quinta-feira, 26, a partir das 14 horas, no auditório do Instituto Anísio Teixeira – IAT, localizado na Rua Estrada da Muriçoca, s/n – Paralela, Salvador-BA, a 3ª Oficina de Implantação do Projeto Piloto da Rede de Atenção Psicossocial Álcool, Crack e Outras Drogas. Com a presença de representantes de Organizações Governamentais, atuantes na prevenção, tratamento e reinserção social dos usuários de drogas, do Centro Antigo de Salvador.

“O modo como as pessoas vem fazendo uso de drogas (lícitas ou ilícitas) e as conseqüências que este uso tem causado na esfera tanto individual como coletiva, tem se tornado cada vez mais o alvo de preocupações e discussões na contemporaneidade. Esta questão configura-se ainda mais complexa, quando além de usuário de drogas, o sujeito é alguém que vive em contexto de rua, com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, enfrentando situações de vulnerabilidade extrema”, explica a uperintendente da Suprad, Denise Tourinho.

A SJCDH vem promovendo diversas ações a fim de organizar e estruturar a rede psicossocial, municipal e estadual, de atenção a usuários de drogas, na região do Centro Antigo de Salvador. O objetivo é colocar em prática um dos projetos previstos pelo Plano Viver Sem Drogas, no âmbito do Programa Pacto Pela Vida do Governo do Estado da Bahia. A SUPRAD vem realizando um ciclo de seis Oficinas que reúnem representantes de entidades governamentais e não-governamentais, a fim de discutir o Projeto Piloto que pretende efetivar a implantação desta rede. Duas destas Oficinas já foram realizadas.

Esta ação prevê a formação de grupos de trabalhos formados pelos representantes das instituições presentes, com a finalidade de proporcionar um espaço de diálogo e de elaboração de fluxos, procedimentos e encaminhamentos de trabalhos em rede, no campo de álcool, crack e outras drogas.
O Governo do Estado tem a expectativa de que, a partir da finalização deste ciclo, uma rede concreta e eficaz seja instalada, possibilitando o diálogo entre as instituições que dão assistência a este público, e gerando, sobretudo, uma melhora na qualidade de vida de usuários, familiares e da comunidade.

Por - AScom / SJCDH


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...