quinta-feira, 5 de julho de 2012

Itabuna incluída no Programa “Cidades Digitais” do Governo Federal


Melhorar a gestão e os serviços públicos municipais, a partir do maior acesso da população à Internet, estão entre os objetivos principais do projeto-piloto “Cidades Digitais”, do Ministério das Comunicações (MiniCom), que será implantado em Itabuna até o mês de dezembro deste ano. A iniciativa prevê a instalação de uma rede de fibra ótica de até 20 quilômetros no interior do município, que atenderá inicialmente quatro terminais públicos para a conexão gratuita, com sede no Centro Administrativo Firmino Alves.

De acordo com o Chefe da Divisão de Geoprocessamento e Internet da Prefeitura Municipal de Itabuna, Michael Helder Paixão Cardoso, o município concorreu com 192 cidades de todo o Brasil, sendo que, desse número, 80 foram selecionadas, restando apenas nove cidades baianas. “A proposta é viabilizar inclusão digital, difusão de conhecimentos, permitindo ainda à população o acesso aos diversos serviços do Governo Municipal”.

O cabeamento de fibra ótica partirá da Solução Gerenciadora da Infraestrutura (SGI), ou seja, o núcleo de gerenciamento, que estará funcionando na sede do Poder Público Municipal. Serão instalados inicialmente quatro pontos de acesso à internet gratuita, no Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães (Hblem), na Biblioteca Pública Municipal, abrangendo a praça Rio Cachoeira, na praça do bairro São Caetano e outro local que ainda será definido. Em alguns desses pontos serão oferecidos cursos gratuitos de informática.

A instalação de uma rede tecnológica, que oferece Internet gratuita ‘a população representa a busca pela inclusão digital, a desburocratização nos serviços públicos municipais, bem como a realização de procedimentos cirúrgicos assistidos por especialistas em outras localidades, a partir da instalação da fibra ótica. A ideia, segundo Cardoso, é transformar a cidade de Itabuna em modelo de tecnologia e conectividade, gerando um “polo de desenvolvimento de software, em parceria com a Uesc, com o objetivo de atrair empresas do setor e, consequentemente, resultar na geração de emprego e renda”.

Investimento

Além da Uesc, a rede contará com a participação de entidades filantrópicas para fomentar a Rede Metropolitana de Itabuna (RemIta), a partir da troca imediata de dados entre as instituições que o município tinha dificuldade de alcançar. O projeto contribui ainda para uma gestão cada vez mais transparente do poder público municipal, que tem investido na transparência das ações.

O projeto está fase de ajustes técnicos para cumprir o calendário do Ministério das Comunicações, que ainda verificará a política de rede e a velocidade da conexão, que deverá ultrapassar 34 megabytes, já que a pretensão é expandir a rede para várias partes do município. Com a rede de fibra ótica é possível redistribuir o acesso para instituições mais próximas, como postos de saúde e escolas. 

O município ficará responsável por fornecer a estrutura para a instalação dos equipamentos, além de funcionários, que serão capacitados por empresas contratadas pelo Ministério. Ao mesmo tempo, a cidade será contemplada com softwares para os setores financeiro, tributário, de saúde e educação.

Por: Viviane Cabral – Fotos: Xxxx 05/07/12

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...