sexta-feira, 13 de julho de 2012

Dia Internacional do Cacau hoje não passa de uma lembrança no sul da Bahia


O Dia Internacional do Cacau é comemorado anualmente no primeiro domingo de junho. A data foi criada em Turrialba, Costa Rica, em 1958, por sugestão do cientista americano Robert Fowler durante uma edição da Conferência Interamericana do Cacau que reuniu especialistas de todo o mundo, tendo como objetivo promover a cultura, atualizar conhecimentos, trocar experiências entre os pesquisadores, estreitar o relacionamento entre as instituições e homenagear os agricultores que mais se destacaram.

O mundo civilizado só tomou conhecimento da existência do cacau e do chocolate depois que Cristóvão Colombo descobriu a América. Até então, era privilégio dos índios que viviam no Sul do México, América Central e bacia Amazônica, onde o cacau se desenvolvia naturalmente em meio à floresta. Hoje, quase cinco séculos depois, derivados do cacau são consumidos em muitas formas, em quase todos os países, e fazem parte da vida do homem moderno. O Brasil é 5° maior produtor de cacau do mundo, depois de Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Camarões. 

Aqui na região, a Ceplac, já em decadencia por falta de incentivos financeiros por parte do Governo Federal, principalmente voltados às  pesquisas em seus laboratórios cientificos, esta decisão, veio contribuir direto para a destruição da lavoura por causa da falta de recursos ao combate da vassoura de bruxa, vai comemorar  a data em sua sede neste domingo (15.07), rodovia Ilhéus/Itabuna, km-22.

 Sem uma politica voltada para o desenvolvimento regional e realizar concursos públicos, há cerca de 30 anos, além de não também descobri, até o momento, uma droga capaz de combater  a vassoura de bruxa, que teve sua implantação, na região sul da Bahia, pela mão do homem, descoberto Policia Federal, mas não apontando culpados, a instituição fugiu da sua linha de atender aos agricultores nos canais de produção, para se transformar em um centro das ações politicas partidárias, implantadas pelo PT.  

Pelo o andar da carruagem e do jeita que as coisas estão indo, seus dias estão contados, pois, cerca de 70% de seu corpo funcional já se encontra aposentado e o restante em andamento. Tiste lavoura cacaueira! Tristes cacauicultores individados! Triste 250 mil trabalhadores fora do campo! Vamos acabar com a fantasia e viver a realidade!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...