sexta-feira, 18 de maio de 2012

Itabunenses pedem ao secretários do Estado solução para violência

 (Itabuna hoje é considerada a 8ª cidade mais violenta do país)


Deputado Augusto Castro

Itabuna cansou de ser manchete de notícias negativas como a violência gerada pelo tráfico de drogas e resolveu se mobilizar para buscar solução junto ao governo do Estado.

Na manhã de hoje (18) representantes da sociedade civil, com o apoio do deputado estadual da região, Augusto Castro (PSDB), tiveram audiência com os secretários estaduais Nestor Duarte Neto, de Administração Penitenciária e Ressocialização, e Maurício Barbosa, de Segurança Pública. Na pauta, entre outros, esteve o pedido de medidas que acabem com a violência na cidade e de aceleração do processo de instalação da Base Comunitária de Segurança, já anunciada pelo governador Jaques Wagner.


O secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, garantiu que providências estão sendo adotadas para resolver o problema de Itabuna. Mas ressaltou que o sucesso depende de ações conjuntas não apenas da SSP, mas também da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, do Tribunal de Justiça e do Ministério Público. “Cada um tem que fazer a sua parte”, alertou. Questionado sobre prazos para a implantação da Base Comunitária de Segurança, o secretário de Segurança pública, Maurício Barbosa, garantiu que o projeto já está em andamento e que há previsão de instalação ainda neste ano. Através de ofício o deputado pediu que fosse acelerado o processo de Implantação em Itabuna e Ilhéus.


Maurício Barbosa argumentou que não há justificativa para o que está acontecendo com Itabuna, uma vez que o comando local da PM tem recebido o apoio necessário e até o presídio tem melhor infraestrutura que em outros municípios. Em relação à superlotação, o Conjunto Penal de Itabuna está em 4º lugar, atrás de Jequié (106,97%), Feira de Santana (102,94% ) e Teixeira de Freitas (97,4%). Atendendo convite feito pelo deputado Augusto Castro e pelos demais representantes de Itabuna, o secretário de Segurança Pública disse que vai se programar para vir à Itabuna o mais breve possível, para uma reunião com a comunidade. Por ser um ano político, não quer politização do encontro, que ficará sob coordenação do GAC.


Sistema prisional - O secretário Nestor Duarte disse que a sociedade grapiúna pode ficar sossegada, pois medidas estão sendo adotadas em parceria com a Secretaria de Segurança Pública. Questionado pelo deputado Augusto Castro sobre o que pode ser feito, de forma pontual, por Itabuna neste momento, o secretário da SEAP argumentou que o governo não tem dinheiro para construir uma cadeia pública, mas se o município conseguir a doação de um terreno de 2 a 4 hectares uma parceria poderia ser desenvolvida com esse objetivo. O Conjunto Penal de Itabuna, de acordo com dados da SEAP nesta data (18/05), está com uma superlotação de 96,86%. Ou seja, tem 941 detentos com uma capacidade para apenas 478.


Membro dos conselhos de Defesa e Segurança Público e de Assuntos Penais de Itabuna, Washington Farias de Cerqueira alertou que Itabuna tem urgência na resolução desses problemas. O coordenador do Grupo de Ação Comunitária, que integra 57 instituições de Itabuna, destacou que a sociedade itabunense sabe que o problema da violência é sistêmico e por isso está buscando a parceria e a integração dos poderes. Segundo o tenente coronel Paulo Cesar reis, superintendente de gestão prisional da SEAP, uma revista já foi realizada em uma das alas do presídio e outra está sendo programada.


Participaram das audiências com os secretários estaduais o deputado Augusto Castro; Antonio Costa, coordenador do GAC; Washington Cerqueira, dos conselhos de Ações Penais e de Defesa e Segurança Pública de Itabuna; Marcelo Andrade, secretário do GAC e tesoureiro do Conselho de Defesa e Segurança Pública. O diretor do Conjunto Penal de Itabuna, Capitão Fábio, e o chefe de Gabinete da SEAP, Carlos Sodré, acompanham a reunião com Nestor Duarte. O ex-presidente da OAB Bahia e membro da OAB de Itabuna, Dinailton Oliveira, e Antonio Carlos Santana, vice presidente do CDL, participaram da audiência na Secretaria de Segurança Pública.

Por - Vanda Amorim
Assessoria do Deputado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...