terça-feira, 8 de maio de 2012

Governo federal entra de vez na organização da Copa e já admite usar aeroportos militares

Um encontro entre Fifa, COL e Governo federal na Súiça determinou os próximos passos da organização da Copa de 2014 nesta terça


Aldo e Blatter se encontraram na Suíça, e o governo federal entra na organização da Copa





O governo federal entrou de vez na organização da Copa do Mundo de 2014. Após reunião entre Fifa, COL e representantes do Ministério, chegou-se a conclusão de que a ideia inicial de iniciativas privadas comandarem sozinhas a organização estava errada, e o secretário-executivo do ministério, Luis Fernandes, já ganhou um cargo na cúpula do COL, ao lado de Bebeto e Ronaldo. A partir de agora, ainda haverá encontros regulares entre as três partes, que devem acontecer a cada seis semanas.


"A reunião de hoje foi um forte sinal do compromisso do governo brasileiro com a nossa parceria e a responsabilidade compartilhada de organizar a mais exitosa Copa do Mundo da FIFA. Hoje lançamos as bases de uma cooperação integrada em mútua confiança a fim de alcançarmos o nosso objetivo comum", disse Blatter logo no começo da entrevista.

"Na vida, às vezes você tem uma decisão errada no início. E depois toma uma decisão certa. Antes tarde do que nunca", afirmou o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, admitindo que a ideia de manter o governo federal de fora havia sido errada. "Na África do Sul, por exemplo, seis ou sete ministros chegaram a integrar o comitê", completou.

O encontro desta terça-feira aconteceu na sede da Fifa, na Suíça, e reuniu Aldo Rebelo, Joseph Blatter e Jerome Valcke. O principal objetivo era aparar de vez as arestas entre a entidade máxima do futebol e o governo federal, além de discutir os pontos da organização do Mundial.

Durante a entrevista coletiva, Aldo Rebelo falou sobre a situação dos aeroportos brasileiros, um dos pontos mais críticos a organização, e surpreender. O ministro não descartou a hipótese de usar aeroportos militares durante a Copa e disse até que isso já está sendo discutido. "Todas as possibilidade para resolver os desafios necessários para a realização da Copa serão usadas", disse.

"O Executivo do governo federal não vai interferir nas questões do Senado [que está discutindo a lei da Copa]. Mas vimos todas as soluções possíveis para a Copa. O uso de aeroportos militares está considerado. Mas o ministro da Defesa [Celdo Amorim] terá que analisar o assunto", explicou o ministro.

O encontro aconteceu na Suíça e também contou com as presenças de Ronaldo, Bebeto e Marco Polo del Nero, membros do Comitê Organizador Local, de José Maria Marin, presidente da CBF e também do COL, do secretário-executivo Luis Fernandes e do chefe das assessorias do Ministério, Luís Paulino. A reunião durou quase seis horas e teve direito até a um bate-bola entre os cartolas durante a pausa para o almoço.

Do - MSN Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...