segunda-feira, 9 de abril de 2012

Paixão de Cristo Ficc consagra o teatro itabunense


 A Praça Camacan ficou pequena para o público que atendeu ao convite da Prefeitura de Itabuna e Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) para acompanhar o espetáculo itinerante Auto da Paixão de Cristo na noite da Sexta-Feira da Paixão (6). Iniciativa pioneira na região, a peça contou a história de Jesus desde seu batismo, passando pelo sermão da montanha e crucificação até a ressurreição, marcando um novo momento do teatro na cidade.

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, seguiu o espetáculo de perto, ao lado do bispo Dom Ceslau Stanula, vice-prefeito Antonio Vieira, secretário de Assuntos Governamentais, Carlos Burgos, secretário de Finanças, Geraldo Pedrassoli e outras autoridades municipais. O evento reuniu fiéis de todas as paróquias da cidade e fortaleceu a cultura local. “Itabuna sempre foi um celeiro de bons artistas, muitos deles se projetaram para o Brasil e o mundo, por isso este setor da administração municipal tem todo o nosso apoio e empenho”, enfatizou o prefeito. 

O elenco, composto por 25 artistas contratados pela Ficc e 40 figurantes da Paróquia de Santa Maria Goretti, foi dirigido por Marquinhos Nô e José Carlos Ngão. O espetáculo teve participação especial do ator itabunense, Osvaldo Mil que interpretou Jesus Cristo, além de nomes como Jailton Alves, Aldo Bastos, Jaffet Ornellas, Marcelo Lobo e Walmir do Carmo. 

Durante o espetáculo, o público se emocionou em várias cenas, como a do batismo, santa ceia, crucificação e ressurreição de Jesus. Centenas de pessoas acompanharam em tempo real os atores no momento em que mudavam de cenário, nos oito palcos espalhados pela Praça Camacan e na Via Crucis ao longo da Rua Mariá Ferreira.

Capacitação dos artistas
Para a presidente da Ficc, Sandra Ramalho, o Auto da Paixão de Cristo marca a mudança de paradigma que a instituição quer inserir na cultura local, contribuindo para a profissionalização dos artistas e qualificação dos espetáculos em Itabuna. “Nossos artistas estão de parabéns. Tanto talento reunido em um só espetáculo mostra o quanto é importante investir na cultura, que é uma das metas prioritárias do prefeito Capitão Azevedo”, ressalva

 O diretor de Projetos, Fernando Caldas, destaca a qualidade dos trabalhos que a Ficc vem desenvolvendo nos últimos meses. “Quem ganha com isso é a população. O público merece ser presenteado com espetáculos desse porte”, disse. A meta da Ficc, segundo Caldas, é implantar em Itabuna a Escola de Artes Cênicas, para que os artistas tenham acesso à capacitação profissional. “E não só o teatro será beneficiado por essa política, como também a dança, música e outras categorias artísticas”, finaliza. 

A Ficc planeja também tornar o Auto da Paixão de Cristo uma atração turística, religiosa e cultural de Itabuna, investindo na ampliação dos recursos cênicos, figurino, iluminação e sonorização do evento. “No próximo ano, com certeza faremos bem melhor, evitando os erros da estreia e ampliando os efeitos especiais que emocionam e impressionam o público”, garante.
Por:  Vera Rabelo – Fotos: - 09/04/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...