terça-feira, 24 de abril de 2012

Faculdade de Ilhéus apoia projeto de reciclagem de lixo


     A Faculdade de Ilhéus está apoiando o projeto de construção de uma Micro Aliança Público Privada (Micro APP) na perspectiva de implantação de um programa de coleta seletiva de lixo no município. A instituição vai prestar assistência contábil e jurídica à COOLIMPA - Cooperativa de Catadores de Ilhéus, a primeira do gênero na cidade, além de funcionar como ponto de recebimento de embalagens longa vida.

       A parceria foi discutida durante reunião com representantes das instituições envolvidas no projeto, entre eles, os diretores da Faculdade, Almir e Sandra Milanesi, e a coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão, professora Maria Luiza Heine, a assistente social Maria Marta Carvalho e Geraldine Belmont, representantes da Prefeitura Municipal, Deizemeire da Silva Souza e Edson Oliveira, da  Coolimpa, as especialistas em Gestão de Resíduos Sólidos, Cecília Naiane da Silva e Andrea Pitanguy, do IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal), e Odailson Lelis Aranha, da Associação dos Moradores do Bairro Hernani Sá (AMBHS).

     O projeto é objeto de um contrato firmado entre o IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) e a CONDER, órgão do Governo da Bahia, e será executado pela Prefeitura de Ilhéus juntamente com a Coolimpa. A Faculdade de Ilhéus, instalada na zona sul da cidade, também atuará na sensibilização da comunidade acadêmica em torno da Campanha e na capacitação de multiplicadores na rede de ensino sobre a questão dos resíduos sólidos.
    
     A coleta de embalagens longa vida é parte do projeto geral envolvendo a Prefeitura e todos os parceiros citados. A Tetra Pak vai trocar as embalagens recolhidas pelas telhas que irão cobrir o galpão de separação de lixo da Coolimpa. A próxima etapa da parceria será a visita de cooperados da Coolimpa à Faculdade de Ilhéus para projeção do documentário “Lixo Extraordinário”, seguido de debate sobre o assunto. 
Por - Zé Carlinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comissão da Câmara dos EUA aponta ‘campanha de censura no Brasil’

Musk x Moraes (Reprodução/Redes Sociais). Relatório de mais de 500 páginas indica ao menos 300 contas na rede social 'X' censuradas ...