quarta-feira, 28 de março de 2012

Casa de Passagem facilita recuperação de jovem em risco

Valeriano
Adolescentes em situação de risco pessoal e social têm sido atendidos em Itabuna pela Casa de Passagem, instalada há nove meses no município. Os jovens são encaminhados pelo Conselho Tutelar e Vara da Infância e da Adolescência e acolhidos por uma equipe formada por psicólogos, assistentes sociais e educadores.

Segundo o professor Valeriano Amaral Júnior, que coordena a Casa de Passagem, a instituição realiza um trabalho pioneiro na região. Os adolescentes recebidos permanecem internados por um período máximo de 45 dias, até a solução de pendências no judiciário e relativas à própria segurança do menor.

Valeriano Júnior explica que a ação desenvolvida visa reconstituir os vínculos familiar, escolar e social dos jovens que tiveram seus direitos violados. “Funciona de fato como uma unidade de acolhimento para os adolescentes com respeito, atenção e resgatando seus valores e sua cidadania”.

O professor acrescenta que cada jovem recebido tem uma rotina diária de tarefas, com acompanhamento pedagógico e manutenção de atividades escolares, com o foco no resgate da autoestima. O trabalho inclui a participação em oficinas e eventos diversos.

O projeto é bancado pelo município e gerido pela Secretaria de Assistência Social, que oferece todo o suporte operacional. Para o prefeito Capitão Azevedo, a ação é uma prioridade e auxilia na recuperação de jovens que foram vítimas de violência ou tiveram seus direitos e sua cidadania desrespeitados.


Por Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto 28-03-2012
http://www.itabuna.ba.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...