sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Obras da casa de Jorge Amado em fase de conclusão

Em Itabuna, berço de Jorge Amado, a Prefeitura prepara para ampla programação em homenagem ao centenário do mais famoso escritor brasileiro. O projeto inclui a recuperação da Casa onde ele viveu, complementada por uma série de obras de infraestrutura realizadas em Ferradas, que ganha também uma rotatória urbanizada, com pavimentação, iluminação e paisagismo, além de uma estátua do escritor projetada pelo concepcionador plástico Renart Souza e Durval Nascimento.

O prefeito Capitão Azevedo destaca que estas intervenções são um reconhecimento da importância de Jorge Amado, o mais ilustre filho de Itabuna, autor de romances sociais e sobre a saga do cacau, bem como por revelar Itabuna e a região para o mundo em seus vários livros como Cacau, Terras do Sem Fim, São Jorge dos Ilhéus, Tocaia Grande e A Descoberta da América pelos Turcos, uma narrativa breve sobre a contribuição dos descendentes de árabes à cultura baiana e brasileira. Os dois últimos livros têm Itabuna como cenário.

Casa

O projeto de restauração da Casa de Jorge Amado, que ocupa uma área total construída de 150 metros quadrados, inclui a pintura também de duas casas vizinhas e uma série de adequações.

 


A reconstrução do imóvel foi projetada com espaços para a recepção, além de duas salas, sendo uma delas para um memorial com objetos pessoais e fotos do escritor, e outra, que funcionará como uma biblioteca comunitária, com os livros de Jorge Amado e autores regionais.

O espaço da casa onde o escritor viveu parte da infância inclui ainda um corredor, cozinha temática com fogão a lenha e auditório com 80 lugares, complementado por palco, camarim, sistema de iluminação e sonorização.




Por: Kleber Torres - Fotos: Vinícius Borges  23/02/2012  
www.itabuna.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...