Lixo

Itabunense seja educado não jogue lixo na rua e nem no Rio Cachoeira. A Natureza agradece!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Ilhéus acompanha verificação dos seus limites territoriais

Acompanhado de secretários e técnicos do Município, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, participou, ontem  (31), na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), de reunião com a Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa da Bahia, Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento da Bahia, e técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O encontro teve como finalidade apresentar aos municípios o planejamento das ações do projeto de atualização das divisas intermunicipais do estado, em conformidade com a lei 12.057, de 11-01-2011.

O prefeito Newton Lima ressaltou a importância da verificação dos limites territoriais como forma de planejar os investimentos, como é o caso de Ilhéus que vem recebendo grandes investimentos públicos e privados. Newton Lima disse que seu governo tem se preocupado com os limites com outros municípios e reafirmou o compromisso com a legalidade, frisando que a lei favorece o que está fixado na história dos limites entre Ilhéus e Itabuna. “Vamos estabelecer um debate civilizado em torno do assunto, pois sabemos que as duas cidades possuem ponto em comuns, embora vamos defender nossos interesses em todas as instâncias legais possíveis”, reiterou.

Segundo o superintendente da SEI, Geraldo Reis, os conflitos sobre os limites territoriais têm criado uma instabilidade administrativa, daí a importância do trabalho de verificação dos limites territoriais. Nesta quarta-feira (1º), as instituições envolvidas iniciaram, em conjunto com os municípios envolvidos, os levantamentos dos 26 municípios que compõem o Território Litoral Sul. As equipes realizarão as vistorias em 14 divisas, sendo que nove delas apresentam discrepâncias, além de 22 limites legais e outros 37 limites sem informações, totalizando 82 limites intermunicipais. O trabalho tem prazo de 15 dias para a execução em campo e reuniões com os municípios envolvidos.

Segundo o Presidente da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual João Bonfim, os conflitos entre os limites dos municípios já duram cerca de 60 anos, e a execução desse levantamento, que será transformado em projeto de lei, representa uma visão de estadista adotada pelo governador Jaques Wagner. Informa, ainda, o deputado João Bonfim, que a intenção é buscar um entendimento entre os municípios conflitantes, porém o critério a ser utilizado é eminentemente técnico.

De acordo com o planejamento e metodologia adotada pela SEI e a Comissão Especial da Assembleia, o Território Litoral Sul foi dividido em cinco áreas distintas, que serão verificadas pelos técnicos da SEI, do IBGE e da Comissão, sempre com o acompanhamento dos municípios. O município de Ilhéus está incluído na área 2, junto com os municípios limítrofes de Itajuípe, Barro Preto, Itabuna e Buerarema. Ilhéus ainda está incluído nas áreas 3, com os municípios de Itapitanga, Coaraci, Almadina, Floresta Azul, Ibicaraí e Itapé, bem como na área 4, junto com os municípios de Uma, Arataca, Santa Luzia e Canavieiras. Para acompanhar os técnicos, o prefeito Newton Lima designou o chefe de Gabinete José Nazal Soub e o diretor da Secretaria de Governo e Ações Estratégicas, Paulo Andrade Araújo.
Da Assessoria

Nenhum comentário: