quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Mutirão contra a dengue começa pelo Novo Horizonte


 
O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, comandou hoje (4), juntamente com os secretários municipais, o 1º Mutirão 2012 de Combate a Dengue, com a participação de centenas de voluntários e servidores municipais de todas as secretárias nos bairros Novo Horizonte e no Corbiniano Freire, que apresentam um índice infestação predial de 46% do mosquito aedes aegypti, vetor de transmissão da doença. 

A campanha também mobilizou trabalhadores da Emasa e lideranças comunitárias, tendo como tema “O Combate Não Pode Parar”. Na oportunidade, foram realizadas visitas domiciliares e distribuídos milhares de folhetos educativos convocando à mobilização de moradores e vizinhos na luta contra a dengue, uma doença que mata.

Para o Capitão Azevedo o trabalho teve um caráter educativo e visou sensibilizar a população através da visita a centenas de residências com a distribuição de panfletos e remoção de lixo. Como exemplo para os demais participantes do mutirão, ele coletou garrafas pets, copos, vasos e recipientes plásticos que serviam de depósito de água parada nos domicílios visitados, oferecendo condições favoráveis para a proliferação do mosquito aedes aegypti.

Ele fez questão de parabenizar a dona de casa Idália Santos, que tinha tanques cobertos na sua casa no Novo Horizonte e foi considerada como um modelo padrão de prevenção contra o mosquito causador da dengue. Para ela, “a prevenção ainda é o melhor remédio para a dengue, uma doença que ainda não tem uma vacina especifica”.

O prefeito também ouviu reivindicações e denúncias de moradores como Francisco Ferreira, que reclamava do lixo e do entulho jogado pelos próprios moradores nas encostas ou nos acessos do bairro.

Participação da Emasa
O secretário da Saúde, Geraldo Magela destacou a importância social do mutirão, no sentido de mobilizar a população da área que tem um elevado índice de infestação predial. “Conseguimos mobilizar mais de 500 pessoas e hoje, o nosso principal problema é ainda a falta de larvicida. Esta semana, recebemos 40 quilos, mais ainda é pouco porque precisamos de cerca de 136 quilos para cumprir um ciclo de combate à dengue”, complementou.

A Emasa, por exemplo, deverá distribuir tanques de fibra e com tampa, segundo o presidente Geraldo Briglia, que também supervisionou a limpeza do sistema de esgotamento condominial na rua Santa Luzia e anunciou a construção em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) de um muro de contenção de 30 metros de extensão, o que eliminaria o risco do desabamento de seis barracos na rua da Horta.

por: Kleber Torres - Fotos:Pedro Augusto e Waldyr Gomes – 04/01/2012   
WWW.ITABUNA.BA.GOV.BR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...