sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Em Ilhéus neste sábado com Lavagem da Catedral São Sebastião

Um dos pontos altos da programação de verão promovida pela Prefeitura de Ilhéus acontece neste sábado (14) com a Lavagem da Escadaria da Catedral de São Sebastião, considerada símbolo da fé cristã e um dos principais cartões postais da cidade. Bastante tradicional, a festa popular costuma atrair um grande público, de nativos e principalmente por visitantes e integra a programação de homenagens a São Sebastião, padroeiro dos estivadores e dos machadeiros.

O cortejo será iniciado por volta das 10 horas, tendo como ponto de concentração a frente do Sindicato dos Estivadores, na avenida Dois de Julho, com saída em direção à Praça Cairu. De lá, prosseguirá até o antigo Grupo Escolar General Osório, seguindo pela avenida Soares Lopes, no sentido da Catedral de São Sebastião. O cortejo será composto por representantes do Sindicato dos Estivadores, membros de sete entidades afro, entre elas Dilazenze, mini Kongo e Zambiaxé; e de sete terreiros de candomblé da cidade, além de grupos de capoeira, 6 carroças enfeitadas, e por aproximadamente 200 baianas.
Na praça Dom Eduardo, o cortejo se junta ao público que o aguarda e inicia a lavagem das escadarias da igreja. Além da àgua de cheiro utilizada pelas baianas e muitos pedidos de proteção, a lavagem dos degraus contará com o auxílio de um carro pipa, que também ajuda a refrescar os participantes do festejo. A animação da festa fica por conta do cantor Lito Cruz e banda, que comanda a festa em cima do mini trio Mini Tom.
Estacionamento – A Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito informa aos condutores para não estacionar ao lado ou sob o canteiro central da avenida Soares Lopes. “A medida constitui infração prevista no Código Brasileiro de Trânsito, presente no artigo 181, inciso 8”, explicou o secretário Marcelo Barreto. Desta forma, uma equipe de agentes de trânsito estará no local com o objetivo de orientar aos motoristas que se direcionem ao estacionamento localizado atrás da Estação de Bombeamento da Embasa, na avenida Soares Lopes. 
A fiscalização do estacionamento será iniciada durante a festa da Lavagem das escadarias da Catedral e prossegue durante todo o ano, com o objetivo de organizar o trânsito naquela àrea.

Programaçao religiosa – Até o próximo dia 20, a Paróquia de São Jorge promove novenário em homenagem ao santo padroeiro dos estivadores. Tendo como tema central “Por uma igreja em estado permanente de missão”, a novena é realizada, sempre a partir das 19 horas, na Catedral São Sebastião.

No dia 20, dia dedicado a São Sebastião, os festejos serão iniciados às 0 hora com alvorada de fogos, missa solene às 9h30min, procissão às 17 horas com saída da Catedral, que percorrerá as principais ruas do centro,  retornando à Catedral, onde será realizada a segunda missa solene, a partir das 18h30min.
Da Assessoria
www.ilheus.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...