quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Secretário de Governo de Ilhéus dialoga com lideranças tupinambás


O secretário de Governo e Ações Estratégicas da Prefeitura de Ilhéus, Alisson Mendonça, recebeu em audiência, quarta-feira (23), diversas lideranças indígenas tupinambás, da comunidade de Olivença e representantes da Fundação Nacional dos Índios (Funai). A reunião teve como finalidade ouvir as reivindicações da comunidade indígena e estabelecer um canal direto de comunicação entre o município, no sentido de solucionar problemas comuns.
Entre os assuntos tratados, os representantes da comunidade indígena e da Funai solicitaram que a Prefeitura, por meio da Procuradoria Geral do Município, possa adotar todas as medidas necessárias para garantir a manutenção do posto de saúde e da Escola Indígena Municipal em Acuipe de Baixo. Os dois equipamentos foram construídos pela Prefeitura em terra indígena Tupinambá, e estão ameaçados de demolição pelo proprietário de um empreendimento que alega ser dono da área.
A comunidade indígena Tupinambá também solicitou à Prefeitura a celebração de parceria para a reativação do Centro Cultural Indígena de Olivença, que precisa de apoio para a realização de ações culturais proporcionando um atrativo a mais para turistas e comunidade regional. No local está implantado um Centro Digital de Cidadania Indígena (CDC) um centro de produção e comercialização de artesanato indígena.
Outras reivindicações feitas pela comunidade de Olivença são a construção de uma creche indígena e intervenções na área da saúde. Segundo Alisson Mendonça, será agendada uma reunião entre a comunidade indígena de Olivença e o prefeito Newton Lima, na qual serão analisadas, juntamente com os secretários da Saúde, Alexandre Simões, e da Educação, Lidiney Campos, para que os pleitos sejam analisados.
No final do encontro, os representantes da comunidade tupinambá agradeceram a intervenção feita pela secretaria municipal de Ações Regionais nas estradas vicinais de Acuipe de Cima, Santana e de trechos entre Olivença e a Escola Estadual Indígena. Segundo eles, as estradas sofreram bastante com as fortes chuvas dos últimos dias, mas, com execução de serviços, voltará a ser trafegada.
Estiveram presentes ao encontro o Cacique Valdenilson, Oliveira, Gildo Amaral, José Sival, a Cacique Maria Valdelice, Claudio Magalhães (Copiba) Eduardo Amaral (Sesai), o coordenador Técnico Local da Funai, Nicolas Melgaço, a coordenadora de Educação da Funai, Márcia Senger, e Walney Magno conselheiro do Conselho Estadual da Saúde.
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna sediou o 1º Congresso Baiano de Psiquiatria e Neurologia

A Prefeitura de Itabuna apoiou a realização do 1º Congresso Baiano de Psiquiatria e Neurologia promovido pela AFYA Faculdade de Ciências Méd...