segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Festival de Fanfarras reúne as melhores bandas da região


Nem mesmo as chuvas intensas que caíram no final de semana conseguiram atrapalhar o sucesso do I Torneio Intermunicipal de Bandas e Fanfarras (Festibandasul), evento incluído calendário turístico de Itabuna e que reuniu oito bandas da região, além de atrair um grande público que se concentrou na Avenida Firmino Alves, no centro da cidade, na tarde do ultimo domingo (27).

O primeiro lugar no grupo A Musical ficou com a Faite, de Itacaré e na categoria B Musical, com a banda Famuj, de Jussari. Na classificação de Grupo Marcial, o destaque ficou para a Banda Marcial Tigres de Belmonte (Bantibe). Já a Banda Marcial Falcões Independentes, do Imeam, não competiu e fez uma exibição especial para os visitantes como anfitriã da festa.

Para o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, destaca a importância cultural do evento que foi incluído no calendário itabunense e que visa ao mesmo tempo estimular o lazer da população, com a valorização da música e da evolução de cada banda, além de promover a realização de negócios para o comércio formal e informal.

Ele explica que o projeto mobilizou a Prefeitura de Itabuna, através das secretarias da Indústria e Comércio, de Educação, Administração, Transporte e Trânsito e Saúde, que ofereceram toda infraestrutura para a realização do evento, com iluminação, palanque, sonorização e serviços diversos.

Como um dos coordenadores da Festibandasul, o regente da Banda Falcões Independentes, Vilobaldo da Conceição, explica que o evento, que teve a participação de oito bandas do Sul e Extremo Sul da Bahia, mesmo com as chuvas teve uma participação do público acima das expectativas projetadas. 

O regente ressaltou o alto nível das bandas e citou o exemplo da Fanfarra de Jussari, que participou com destaque da sua primeira competição oficial, com uma excelente exibição. As bandas foram julgadas segundo o critério musical, que leva em conta música e execução, bem como diversos critérios de apresentação, o que inclui, desfile, marcha e evoluções.

Entre os participantes do Festibandasul estavam os Guerreiros do Sol, de Ilhéus; Asmugi, de Gongogi; Somuceo, de Buerarema: Famuj, de Jussari; Famucan, de Camacan; Faita, de Itacaré e Bantibe, de Belmonte. Os Falcões, com seu uniforme azul escuro e vermelho, se apresentaram com 90 integrantes, que fizeram uma exibição especial sem participar da competição.
Por: Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto 28-11-2011   
www.itabuna.ba.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...