quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Onde buscar água amanhã?


Expressao Livre.................. Joselito dos Reis

Os grandes empreendimentos estão sendo anunciados e chegando a região do Sul da Bahia, entre eles, o principal do Governo Federal: o Intermodal, que inclui Aeroporto, Porto e Ferrovia, e que vai modificar de uma maneira brutal a vida no município de Ilhéus.

Para Itabuna está sendo anunciada uma grande siderúrgica, que ao lado dos empreendimentos comerciais e de serviço, vai provocar o aumento populacional.

Todos esses empreendimentos têm gerado muito debate sobre o impacto ao meio ambiente, mas pouco se tem falado sobre nossa bacia hidrográfica, que está pedindo socorro.

Os rios que fornecem água a população de vários municípios da região estão ameaçados de extinção, pelo o avanço do progresso desordenado e o desmatamento em suas nascentes. Os rios Salgado, Colônia, Almada, do Engenho e Fundão, se transformaram em verdadeiros canais de esgotos a céu aberto.

Todo esse progresso é bem vindo, mas nos preocupamos porque vemos que em meio a todos esses projetos e debates, não estamos percebendo a preocupação dos empreendedores com as bacias hidrográficas da região e, consequentemente ,com o abastecimento de água potável do futuro.    

É urgente que a sociedade organizada cobre, agora, aos prefeitos e deputados da região, que estes pressionem os governos do Estado e Federal, no sentido de que sejam desenvolvidos projetos e liberados recursos voltados para a defesa das bacias hidrográficas o Sul da Bahia.

Se não houver uma ação coordenada, Itabuna e Ilhéus, que dobrarão o número de habitantes, que qualidade de vida oferecerá?

A estimativa e previsão populacional com a chegada  desses empreendimentos, é de um aumento dos atuais  dois milhões de habitantes na região, para quatro milhões.
E, ai, o que fazer para fornecer água tratada a tanta gente?

Jornalista
reislito@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...