sexta-feira, 14 de outubro de 2011

MEC institui Ufba responsável pela implantação da Ufesba

         Depois de anunciada oficialmente à implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba) pela presidente Dilma Rousseff no último dia 16 de agosto, o Ministério da Educação (MEC), através de portaria ministerial, definiu a Universidade Federal da Bahia como instituição tutora para a implantação da nova Universidade Federal, que terá campi em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. 

        Em Brasília na semana passada, o secretário municipal da Educação de Itabuna, Gustavo Lisboa, teve audiência na Secretaria de Educação Superior do MEC, onde foi informado da decisão do Ministério e dos procedimentos que devem ser adotados para a implantação em definitivo da Ufesba. Na oportunidade, Lisboa reafirmou o compromisso do governo municipal em proceder à doação do terreno para a implantação do campus de Itabuna.

        Por outro lado, o secretário foi informado pelo chefe de gabinete da reitoria da Ufba, professor Fernando Rego, que já foi instituída uma comissão encarregada pela elaboração do Projeto Pedagógico da Ufesba. Para tanto, está prevista para a última semana de outubro a primeira visita desta comissão ao Sul da Bahia para o início das discussões com os representantes da sociedade civil organizada, incluindo o Comitê Pró Universidade Federal do Sul da Bahia      
.
        Segundo Gustavo, este é o primeiro passo para a implantação da Universidade. “Somente após as discussões com a sociedade e a formatação do Projeto Pedagógico, que inclui a definição dos cursos que serão oferecidos pela Ufesba, é que será possível avançar nas outras questões, inclusive as que dizem respeito à definição da área onde serão implantados os campi”, esclarece o secretário.

        Lisboa adianta que a audiência pública em Itabuna, cidade sede da Ufesba, deve acontecer entre os dias 26 e 28 de outubro. Tão logo seja confirmada a data e o local, acrescenta o secretário, todos os segmentos da comunidade serão mobilizados para participar das discussões. Após construir o Projeto Pedagógico, a comissão da Ufba irá encaminhá-lo ao MEC para aprovação. Quanto ao terreno a ser doado, Gustavo ressalta que o município dispõe de três possíveis áreas.
Por: Erivaldo Bomfim – Foto: Vinícus Borges – 14/10/2011
www.itabuna.ba.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...