terça-feira, 20 de setembro de 2011

Prefeitura e Caixa sorteiam 496 casas

Visivelmente emocionado e muito feliz, o cadeirante Ailton Joaquim Santos foi o primeiro dos 496 moradores sorteados hoje (20), na quadra esportiva do Grapiúna Tênis Clube, para residir no Residencial Pedro Fontes I, a primeira obra concluída do Programa Minha Casa, Minha Vida a ser ocupada a partir do próximo mês em Itabuna. A obra é financiada pela Caixa para famílias com renda de até três salários e consta de 31 blocos, com 16 apartamentos cada um.

O prefeito Capitão Azevedo, que sorteou o primeiro mutuário, destacou a importância social da obra e a ação do governo municipal como vetor para a sua realização, primeiro, com a construção da ponte do São Roque e depois ao conceder incentivos fiscais para a construtora que realizava um empreendimento para famílias de baixa renda.

Ele destacou ainda, que a Caixa é uma referência no desenvolvimento de Itabuna e do país, atuando para a inclusão social e a geração de renda. Elogiou ainda o Programa Minha Casa, Minha Vida que contribui para a redução do déficit habitacional através da construção de 2,3 mil habitações populares, oferecendo moradia digna, num condomínio estruturado.

A secretária de Assistência Social, Marina Silva, observou que o sorteio dos apartamentos das famílias selecionadas pelo governo municipal, a partir de um cadastro social, revela um grande momento de integração e consolida uma parceria de reciprocidade com a Caixa e com a população itabunense.

Marina Silva salienta que o processo de seleção chega a uma fase decisiva para que numa etapa posterior os mutuários recebam a documentação e depois as chaves dos seus respectivos imóveis. Disse ainda, que 5% dos imóveis serão direcionados para pessoas com algum tipo de deficiência, inclusive cadeirantes que foram os primeiros nomes sorteados.

O representante da superintendência da Caixa, Antônio Francisco Almeida destacou a solenidade como um momento de alegria em que a CEF pariticipa da vida da comunidade itabunense e mesmo do país, apoiando a construção de casas populares e apartamentos através do Minha Casa, Minha Vida.

Almeida elogiou ainda a parceria com a Prefeitura de Itabuna, que desonerou a construção de moradias para a população de baixa renda, o que ajudou a reduzir os custos da obra, que visa a construção de imóveis de qualidade e com condições de habitabilidade. Cada imóvel tem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

Outro aspecto salientado por ele, é que a união de esforços entre a Caixa, Prefeitura e a população resulta em projetos como este, que contarão também com acessos viários pavimentados e transporte urbano, melhorando a qualidade de vida dos moradores e a própria mobilidade urbana.

Entre os critérios usados na seleção dos moradores foi dada prioridade às mulheres chefes de família e aos moradores de áreas de risco. Os mutuários sorteados também receberam o relatório de vistória da Caixa, um documento básico para a preparação da sua documentação e posterior ocupação do imóvel.

A segunda moradora sorteada foi Kátia Simone Correa da Silva. Já a chefe de família Maria do Carmo Santos considerou o momento como a realização de um sonho, “é uma dádiva, pois vou ter um cantinho que é meu para criar meus filhos. Hoje eu tenho uma casa!”, disse com orgulho e muita emoção.

Já o mutuário Edmundo Miranda, não se conteve, quebrou o protocolo e assumiu o microfone para agradecer a conquista do seu apartamento próprio, que considerou a realização de um sonho que se tornou realidade. Ele não poupou elogios à equipe da Secretaria da Assistência Social, a quem procurava com freqüência desde que se inscreveu no programa, e da Caixa.

Por: Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto 20-09-2011
http://www.itabuna.ba.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...