sexta-feira, 5 de agosto de 2011

III Seminário do Projeto Formando Constelações será realizado dia 18

         Propor uma Educação sensível aos apelos da razão e do coração, e que seja capaz de construir “pontes” reunindo mundos cindidos pela cegueira do desconhecimento. E nesta perspectiva que a Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna promove no próximo dia 18 de agosto o III Seminário do Projeto Formando Constelações, que há nove anos desenvolve uma proposta de Educação Integrada (humana/didática/religiosa) e apresenta como pilar central os valores humanos universais.

No auditório do Centro de Cultura Adonias Filho estarão reunidos diretores, coordenadores e professores da rede pública municipal e estadual, e de escolas particulares de Itabuna, bem como autoridades, líderes de diversas instituições religiosas e pioneiros da implantação do Programa Formando Constelações (PFC), a exemplo do bispo diocesano de Itabuna, Dom Ceslau Stanula.

Programação

        A solenidade de abertura do Seminário está programada para as 8 horas, com pronunciamentos do prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo Leal; do secretário municipal da Educação, Gustavo Lisboa; além dos representantes dos diversos segmentos da sociedade civil organizada. Este momento será encerrado com a participação dos alunos da Educação Infantil da Escola Municipal Henrique Dias entregando rosas brancas e corações infláveis aos componentes da mesa, expressando a cultura de paz e amor que o PFC ajuda a construir nas escolas.

Em seguida, a consultora e conferencista internacional Ivone Boechat fará a palestra “Educação Integrada e Valores Humanos – Um Convite a se Atravessar Fronteiras”, que é ó tema central do III Seminário do Projeto Formando Constelações. A programação será reiniciada à tarde, a parir das 14 horas, com a socialização das experiências do PFC nas escolas. 

Na sequência, Ivone Boechat fará a segunda palestra do evento, abordando o tema “A Arte de Formar Educadores para o Uso Inteligente das Emoções”. O seminário será encerrado, após, uma rodada de debates.
       

 O Projeto Formando Constelações é uma iniciativa da Diocese de Itabuna e vem sendo implementado em parceria com Secretaria da Educação. Segundo as professoras do Formando Constelações, Hélen de Deus e Claudice Montargil responsáveis pela divulgação e ampliação do mesmo, atualmente as ações do PFC estão sendo desenvolvidas em 56 escolas da rede pública municipal, estadual e rede particular e além dos núcleos da Fundação Marimbeta – Sítio de Integração da Criança e do Adolescente.

A coordenadora geral do PFC, Erenita Cristina Araújo, afirma que a proposta da Educação Integrada é trabalhar, em suas diferentes instâncias, os opostos que acabaram se polarizando ao longo da história da humanidade, a exemplo de ciência e religião, normal e anormal, consciente e inconsciente, tempo e espaço, bom e mau.

“Tudo isso, com vista à sua integração tanto na cultura como no indivíduo. Pois, só assim, o ser humano poderá superar a unilateralidade imposta pela razão e conquistar o que chamamos de suprema de todas as dádivas, a da paz na humanidade. Sensibilizados com esta realidade a Secretaria da Educação e o Projeto Formando Constelações, conclama a todos os “educadores”, para atravessar fronteiras”, finaliza Erenita.
Por: Erivaldo Bomfim – Foto: Pedro Agusuto -05/08/201
www.itabuna.ba.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...