segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Encontro Regional do Proler será realizado no aniversário de Jorge

Nesta quarta-feira (10), durante as comemorações pelos 99 anos de Jorge Amado, caso ainda estivesse vivo, e pela abertura da programação do centenário de vida do escritor grapiúna, Ilhéus sedia o 9º Encontro local do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), que em Ilhéus é realizado em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz. Tendo como tema “A narrativa de Jorge e a representação do Amado Sul Baiano”, o evento contará com uma programação intensa e diversificada voltada a discutir e refletir sobre a relação da obra amadiana com o Sul da Bahia.
Após o credenciamento, marcado para as 8 horas, o encontro começa com a apresentação da coreógrafa Soanne Marry e segue com a formação da mesa de abertura do evento, que será formada por diversas autoridades, entre elas o prefeito de Ilhéus, Newton Lima. Às 9h30min será aberta a Conferência “A narrativa de Jorge e a representação do Amado Sul Baiano”, que precederá debate e exposição de livros e lançamentos. À tarde, no auditório do Centro de Convenções o público poderá participar de 10 minicursos de temáticas distintas.
Na mesma tarde, a Academia de Letras de Ilhéus sedia o 4º Fórum de Políticas Públicas do Livro e da Leitura, que contará com palestras, formação de grupos de debates com representantes das secretarias da Educação e Cultura do Estado e da Diretoria Regional da Educação (Direc-6), e documento de intenções. No dia 11, a programação do 9º Encontro regional do Proler recomeça com a apresentação de dança “A mulheres de Jorge”, e segue às 8h30min com a segunda conferência “O imaginário do cacau na Literatura Sul Baiana: da produção ficcional ao consumo”. Às 10 horas, representantes do município, da TV Santa Cruz, da Uesc e do Proler lançam o Concurso Lápis na Mão.
Ainda no dia 11, o evento prossegue às 10h30min, com a Vitrine da Leitura, com a apresentação de projetos de leitura desenvolvidos pelas escolas e empresas da região sul-baiana. Assim como no primeiro dia do encontro, a programação vespertina do evento será realizada no Centro de Convenções, que dessa vez sediará 10 oficinas, todas com temas ligados à literatura.  
O 9º Encontro Regional do Proler é uma realização do Comitê do Proler e tem como parceiros a Biblioteca da Uesc, as Direc 6 e 7, as secretarias da Educação de Ilhéus e de Itabuna, Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) e Fundação Cultural de Ilhéus e das editoras Editus, Via Literarum e Saraiva. O evento tem ainda como parceiros a Academia de Letras de Ilhéus e a TV Santa Cruz. 

Ascom/Ilhéus
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...