segunda-feira, 11 de julho de 2011

Ceplac contrata 17 bolsistas para pesquisa e extensão rural

            A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), contratou 17 dos 35 bolsistas previstos na primeira fase do Programa de Concessão de Bolsas para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico das Regiões Produtoras de Cacau em convênio com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa).

A informação foi dada pelo coordenador Técnico-Científico, Manfred Müller, que anuncia edital em segunda chamada pública para o preenchimento das 18 vagas restantes.


            Para concorrer às bolsas na modalidade extensão, o candidato deverá possuir, no mínimo, graduação nos cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola ou Engenharia Florestal, enquanto para bolsistas de pesquisa é exigido título de Mestre ou Doutor, observadas as áreas especificas constantes no item 6.1 do Edital 01/2011 e disponibilidade para exercer atividades nos locais especificados nas superintendências da Ceplac na Bahia, Pará e Rondônia e nas gerências do Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso. 

            Müller explicou que a iniciativa de cooperação da Ceplac com a Fapespa busca minorar problemas de mão-de-obra especializada, já que desde 1987 a instituição técnico-científica da lavoura cacaueira não faz nenhuma contratação, apesar de suas necessidades. Pelo acordo, dez bolsistas atuarão como extensionistas e 25 bolsistas como pesquisadores. 

“Os candidatos contratados serão distribuídos em cinco para a Bahia, nove para o Pará, dois para Espírito Santo e um para Mato Grosso”, informou o coordenador Manfred Müller, que lamentou a falta de candidatos neste edital, mas alimenta a esperança de preenchimento de vagas na primeira fase até setembro. A Ceplac está investindo recursos do orçamento no valor de R$ 1,2 milhão anuais, nos três anos consecutivos de concessão das bolsas. 

Veja resultado:RESULTADO DA CHAMADA REFERENTE AO EDITAL Nº 001/2011- PROGRAMA DE CONCESSÃO DE BOLSAS PARA DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLOGICO DAS REGIÕES PRODUTORAS DE CACAU

SUEBA Roberta Barbosa de Menezes Eng. Alimentos DTI 2 Benoit Jean Bernard Jahyny Entomologia DTI 1 Sandra Regina de Oliveira Domingos Queiroz Genética e Melhoramento DTI 1 Tacila Ribeiro Santos Fitopatologia DTI 2 Daniel Ornelas Ribeiro Fitotecnia DTI 2 GEREM Eletisanda das Neves Fitotecnia DTI 1 Sidio Marcos Oliveira Nascimento Agronomia EXP SUERO Sandra Tereza Teixeira Solos/Nutrição DTI 1 GERES Mario Martins Teixeira Agronomia EXP SUEPA Mauro Antônio Cavaleiro de Macedo Rodrigues Entomologia DTI 1 Carlos Rogério de Souza Silva Biologia Molecular DTI 1 Iracirema da Silva Sena Fitopatologia DTI 2 Nara Otilia Assis de Barros Agronomia EXP Fabrícia Costa dos Santos Agronomia EXP José Carlos Chiarini Júnior Agronomia EXP Paulo Vitor Nogueira Agronomia EXP Mércia Maria Torres e Silva Agronomia EXP

MÁRIO RAMOS RIBEIRO
Diretor Presidente - FAPESPA
Moacir José Buenano Macambira

Diretor Científico - FAPESPA http://www.sig.fapespa.pa.gov.br/index.php?id=3&acao=5&edital_id=355 

ACS/Ceplac/Sueba
Por: Luiz Conceição
11 de Julho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...