quarta-feira, 1 de junho de 2011

CORRUPÃO NA POLICIA LEVA 18 À PRISÃO


A notícia está em todos os blogs, em todos os jornais, em todas as rádios, em todas as TVs.

Investigações conduzidas pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia – a partir de indícios levantados pelo Ministério Público Estadual – sobre a atuação em Camacan de uma organização criminosa, acabou por prender 18 pessoas, entre elas o delegado titular do município, Jackson Silva, e o major PM José Silvério de Almeida Neto, além das prisões de seis investigadores (um deles já aposentado), duas escrivães, um sargento e dois soldados PMs, além de três empresários da região.

As acusações são de peculato, extorsão, tráfico de drogas, homicídios e receptação de carga roubada  entre outros delitos atribuídos à quadrilha.

A operação foi comandada pelos delegados Bernardino Brito Filho e Jackson Carvalho, da Corregedoria da Policia Civil, e participaram da operação cerca de 100 policiais civis, dentre eles investigadores da Coordenação de Operações Especiais (COE), e 31 policiais militares, sendo 15 do Batalhão de Choque, nove do Comando de Missões Especiais e sete da Corregedoria.

Além do delegado Jackson Silva e do major PM José Silvério, foram presos em Camacan os investigadores Carlos Jorge Silva Góes, Clévison José Alves Rocha, Laílson Monteiro Lobo, Paulo César de Oliveira, Thales Santos Carvalho e João Oliveira Larcher (aposentado), as escrivães Carla Cristina Brito Félix e Tatiane Ribeiro Tanajura.

Também estão presos o sargento PM Lauro Antônio Oliveira Ferraz, os soldados Lúcio Lima Viana e Matheus Ferraz Costa e os empresários  Edvan Ribeiro Santana e José Ivan Ribeiro Santana, que são irmãos, e José Siqueira Silva.

A operação  resultou ainda em sete prisões em flagrante, duas por peculato (apropriação ou desvio de bem público ou sob responsabilidade do poder público) e cinco por porte ilegal de arma.

 Foram apreendidos dez revólveres, quatro rifles, uma carabina, uma pistola, mais de 200 munições de calibres variados e cinco carros e motocicletas com evidentes sinais de adulteração.

Os servidores das polícias Civil e Militar integrantes do esquema criminoso serão encaminhados para as respectivas corregedorias, em Salvador. Já os empresários ficarão à disposição da Justiça no Presídio Regional de Ilhéus.

Disso tudo, se depreende que a corrupção é um câncer encravado em nossas instituições, no caso na própria polícia que tem por ofício combatê-la, mas que ainda resta esperança de que a doença seja mantida sob controle, uma vez que aconteceram essas prisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...