sexta-feira, 20 de maio de 2011

Apicultores de Ilhéus lutam para financiar a Casa do Mel

A retomada do projeto de financiamento para a instalação da Casa do Mel da Associação de Apicultores Ambientalistas de Ilhéus (AAMI) pelo Banco do Brasil e sua Fundação foi debatida na Superintendência de Desenvolvimento da Região Cacaueira do Estado da Bahia da Ceplac na tarde de ontem, 19. A unidade pode beneficiar 18 associações de apicultores do Sul do Estado ao centralizar investimentos em um único local.

O encontro com o superintendente da Ceplac Antonio Zózimo de Matos Costa teve a participação do gerente-geral do BB, em Ilhéus, Almir Marques Feitosa, do gerente de relacionamento da agência, Naelton Aparecido Nogueira Silva, e do consultor de projetos do Sebrae Jefferson Lomanto. Pela associação estiveram presentes a presidente Selma Dantas da Silva D’Alencar, o diretor social Rafael Chaves e o ex-presidente Roberto Chaves.

O superintendente da Ceplac disse que a unidade de beneficiamento será instalada num imóvel onde residiu o falecido cientista Paulo de Tarso Alvim, situado no Km 23 da Rodovia BR- 415, cedido pela Ceplac em contrato de comodato. Já Selma D’ Alencar informou que o local já passou por vistoria da fiscalização federal agropecuária da Superintendência Federal de Agricultura na Bahia, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa/SFA), para cumprimento de dispositivos da legislação federal que regula a questão.

Quanto do financiamento, ela informou que o processo esteve a ponto de ser concluído pela agência de Ilhéus do Banco do Brasil, no final do ano passado, mas a falta de um documento e mudanças na gerência retardaram a liberação do recurso de R$ 243 mil. Agora, a esperança se renova com a decisão do gerente Almir Marques Feitosa anunciada na reunião de reavaliar a documentação no âmbito de projetos relativos ao Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS).

O gerente do BB confirmou sua disposição de rever todo o processo, que estava numa fase avançada. “Nosso objetivo é desenvolver a região de Ilhéus de forma sustentável. Viemos conversar com a Ceplac, Sebrae e a associação de apicultores visando revisitar o projeto e dar prosseguimento, inclusive resolvendo as pendências”, disse Almir Feitosa, que assumiu o posto há dois meses, mas tem em mente que cabe ao banco oficial participar ativamente de projetos comunitários que contribuam para gerar renda e a economia.

O consultor de projetos do Sebrae Jefferson Lomanto se disse confiante na instalação da casa de beneficiamento do mel não só pela boa vontade das instituições envolvidas, como pela disposição dos apicultores. “A esperança permanece e vamos acreditar que de fato o projeto venha a ser aprovado e o recurso liberado”, disse, acrescentando que pela localização do imóvel os benefícios alcançarão associações de apicultores em 36 municípios do Sul do Estado.

JACS/Ceplac/Sueba
Por: Luiz Conceição

20 de Maio de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna sediou o 1º Congresso Baiano de Psiquiatria e Neurologia

A Prefeitura de Itabuna apoiou a realização do 1º Congresso Baiano de Psiquiatria e Neurologia promovido pela AFYA Faculdade de Ciências Méd...