quarta-feira, 6 de abril de 2011

Prefeito Azevedo homenageado com a Comenda São José

        O prefeito Capitão Azevedo foi um dos homenageados com a Comenda São José, concedida pela Diocese de Itabuna a 11 personalidades que mais se empenharam para a concretização da restauração da Igreja Catedral de São José. A condecoração foi entregue pelo bispo diocesano Dom Ceslau Stanula na noite da última terça-feira, dia 5, durante a Solene Concelebração Eucarística que marcou a reinauguração do mais importante templo católico itabunense. 

Prefeito Azevedo
       Azevedo, que participou da celebração litúrgica ao lado de secretários e assessores municipais, após receber a homenagem, agradeceu ao bispo e ao pároco da Catedral, Moizés de Souza, pela determinação e coragem de abraçarem uma causa tão desafiadora que foi a restauração da Igreja-Mãe da Diocese. O prefeito destacou o fato de os presbíteros terem conseguido reunir forças expressivas da comunidade em torno de um único objetivo.

        “Além do próprio desafio de tocar uma obra de restauração de um templo tão grandioso, o senhor bispo e o padre Moizés conseguiram com que homens e mulheres, seguindo o exemplo da grande benfeitora Maria Laura Conceição – Dona Senhora, adotassem também uma causa tão nobre com total desapego financeiro”, concluiu Azevedo.
       
Interior da Catedral
A Catedral
Construída entre o final da década de 50 e início dos anos 60, a Igreja Matriz de São José foi a primeira grande obra do arquiteto grapiúna e professor da Escola de Arquitetura da Ufba, Diógenes Almeida Rebouças. Considerada como a primeira Catedral brasileira projetada em linhas modernas, o templo foi edificado graças à Campanha do Cruzeiro idealizada e coordenada por Dona Senhora, que reunia senhoras e moças da sociedade itabunense.

        Ainda durante a Celebração Eucarística de reinauguração da Catedral, o bispo diocesano concedeu a Placa Laura Conceição a diversos benfeitores e empresas que contribuíram com a restauração da Igreja, dentre eles o secretário municipal de Indústria e Comércio, Carlos Leahy; o engenheiro Francisco França; a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC); Tintas Coral; e a Vedacit. Também foram homenageadas algumas remanescentes da Campanha do Cruzeiro, a exemplo da senhora Hercília Dantas, que atuou como tesoureira na iniciativa.
Por: Erivaldo Bomfim - Foto: Divulgação – 06/04/2011
www.itabuna.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...