quarta-feira, 13 de abril de 2011

O ano de 2012 poderá ser “Ano Jorge Amado”

O ano de 2012 poderá ser o Ano Nacional Jorge Amado. É o que pretende o Projeto de Lei de autoria do Deputado Federal Márcio Marinho, que institui a data em comemoração ao centenário de nascimento do escritor.

O parlamentar justifica a homenagem em função da grande importância de Jorge Amado para a Bahia e o Brasil, um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos. 

“Amado foi superado, em número de vendas, apenas por Paulo Coelho, mas, em seu estilo - o romance ficcional -, não há paralelo no Brasil, e em 1994 viu sua obra ser reconhecida com o Prêmio Camões, o Nobel da língua portuguesa”, ressalta Marinho.

No documento, o parlamentar lembra que Jorge Amado é o autor mais adaptado da televisão brasileira, com sucessos como Tieta, Gabriela e Tereza Batista, além de Dona Flor e Seus Dois Maridos.

A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão e seus livros foram traduzidos em 55 países, em 49 idiomas, existindo também exemplares em braille e em fitas gravadas para cegos.

“Nosso projeto visa estabelecer o reconhecimento póstumo a este grande escritor brasileiro no ano em que comemoraria cem anos de nascimento”, afirma Marinho. 
Da assessoria do deputado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...