sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Produtores de cacau preocupados com o futuro da Ceplac



        Após um período classificado por eles próprios como o do ressurgimento da lavoura cacaueira baiana, produtores do sul do estado mostram apreensão quanto ao futuro da Ceplac, apontada como o principal agente das mudanças que influíram para a arrancada do setor em 2010. 

O presidente da Associação dos Produtores de Cacau (APC), Henrique Almeida, diz que seus pares acompanham atentamente a nomeação dos novos dirigentes de órgãos federais no governo Dilma Roussef, torcendo para que o Ministério da Agricultura mantenha a vertente de escolha técnica adotada pelo ex-ministro Reinhold Stephanes.

        Henrique Almeida adianta que os produtores não aceitarão mais escolhas políticas para a direção da Ceplac, sem o devido cuidado com a capacitação técnica e competência dos indicados. “isso já aconteceu no passado, e quase provocou a extinção da Ceplac. Participamos ativamente da luta pelo fortalecimento do órgão, e hoje reconhecemos nele o principal esteio para a produção de cacau na Bahia”, assinala o presidente da APC. 

        Na visão dos produtores de cacau, nos últimos dois anos a Ceplac deu um salto de qualidade e gestão, demonstrando que o critério da meritocracia deve ser o caminho a ser buscado pelo governo para a escolha dos dirigentes do órgão. Além de se fortalecer politicamente, ampliando o diálogo com as instituições ligadas à lavoura cacaueira, o órgão intensificou a pauta de ações no campo, contribuindo para a redução da incidência da “vassoura-de-bruxa”, entre outros avanços.

        Para Henrique Almeida, a continuidade desse trabalho é indispensável ao processo de desenvolvimento da cacauicultura baiana. “Não podemos correr riscos desnecessários, pois vivemos um momento histórico, com todas as condições de contribuirmos para o desenvolvimento econômico do sul da Bahia a partir da retomada da produção de cacau em larga escala”.

Ascom/APC – 17.02.2011
Pelo Jornalista Erivaldo Bomfim  - Fotos Marcos Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...