sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Prefeito de Ilhéus quer revisão na contagem populacional do censo no município

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, protocolou junto à unidade da Bahia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o ofício/Gab 144/10, destinado a Arthur Ferreira da Silva Filho, para que seja procedida revisão na contagem populacional em todo o território municipal, uma vez que as informações até agora obtidas sobre os resultados do censo 2010 e também publicadas no Diário Oficial da União, no dia 4 deste mês, apontam uma população encontrada de 176.917 pessoas.

 Esses números contradizem os encontrados no censo 2000, que garantiam uma população acima de 222.127 moradores, constituindo-se numa queda muito brusca no nível populacional.


Além de não concordar com esses números atuais, o prefeito afirma que Ilhéus não reconhece os novos limites estabelecidos pela Superintendência de Estudos Econômicos Sociais da Bahia, que prevê a perda de importantes áreas para demais municípios circunvizinhos, o que inclusive, terminou influenciando no trabalho do censo realizado pelo IBGE. Para tanto, também protocolou junto àquele órgão requerimento sob o número 140110000554712, solicitando revisão do perímetro territorial do município.


Ainda no ofício protocolado no IBGE, Newton Lima requer que o município seja informado qual número de habitantes foi encontrado nos limites municipais utilizados no censo 2000, antes da nova delimitação da superintendência, que foi suprimido do território ilheense; e, que seja informado o número de habitantes encontrados nos distritos Sede, Aritaguá, Banco Central, Castelo Novo, Couto, Inema, Japu, Olivença, Pimenteira e Rio do Braço, “com o objetivo de podermos comparar com os dados do Censo 2000, para identificarmos onde ocorreu o decréscimo populacional”.


Resultado – Na manhã de quinta-feira (25), no salão nobre do Palácio Paranaguá, os coordenadores do Censo 2010, em Ilhéus, realizaram a 5ª Reunião da Comissão Municipal de Geografia e Estatística - CMGE, onde apresentaram os números finais computados no trabalho de campo. Além da quantidade de habitantes (que passou para 180.589), foram detectados 71.217 domicílios (em 2000 foram encontrados 68.199), sendo que desse total, 54.948 se encontravam ocupados; 138 domicílios improvisados, ou seja, bar, barbearia, etc, que também serve de moradia; 7.939 vagos; 1.067 fechados (sem morador ou que não quis participar do Censo); 7.125 de uso ocasional, a exemplo de casa de veraneio, e por fim, 94 domicílios coletivos, como pensões.


Na oportunidade, o chefe de Gabinete do prefeito, José Nazal Pacheco, designado por Newton Lima para acompanhar a tramitação do censo em Ilhéus, relatou a preocupação do município com a queda verificada no número de habitantes e com a perda de áreas limítrofes com outros municípios, afirmando que o executivo já tomou a decisão de defender o seu território em todas as estâncias possíveis, “pois não queremos nenhum centímetro do solo de outros municípios, mas temos que defender com todas as forças o que sempre nos pertenceu”.


No final da reunião, Sandoval Manciola e Mara Leite Sacramento, coordenadores de subárea e coordenadora técnica do IBGE, respectivamente, foram parabenizados pelos presentes que, ressaltaram o excelente nível técnico no trabalho do censo e também pela transparência das ações, uma vez que sempre se predispuseram a dirimir as dúvidas surgidas durante o levantamento de dados no município. “Mesmo lamentando as perdas, sou testemunha da lisura do censo realizado em Ilhéus”, garantiu José Nazal.

Ascom/Ilhéus
Por: Walmir Rosário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...