quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Campanha prevê revitalização do Rio Cachoeira em Itabuna

Recuperar o Rio Cachoeira com a participação de órgãos públicos, da iniciativa privada e, especialmente, da comunidade. Esta é a proposta de uma campanha encabeçada pelo Lions Clube de Itabuna – Centro, lançada na última quarta-feira (24), na AABB de Itabuna. A solenidade contou com representantes das Prefeituras de Itabuna e Ilhéus, FTC, Unopar, Ceplac, Auarc, Policia Civil, Tiro de Guerra, OAB, EMASA, dentre outros.

O movimento tem como tema: “Juntos pela recuperação do Rio Cachoeira”. Nesse primeiro momento, o encontro serviu para refletir e avaliar as ações sobre o rio e o lançamento de diretrizes para a formulação de um protocolo em defesa da recuperação da qualidade socioambiental.

A presidente do Lions Clube, Ivone Montenegro, que fez a abertura da solenidade, explicou que o protocolo terá processo de construção participativa, aberto para contribuições da sociedade e do governo. “Esse protocolo deverá ser celebrado entre as prefeituras, Estado, setor produtivo e sociedade civil organizada, tendo como objetivo buscar a sustentabilidade socioambiental do nosso rio”.

Segundo Ivone, dentro desse processo serão observados diversos eixos, entre eles estão: saneamento ambiental, controle, prevenção, fiscalização e educação ambiental, manejos e conservação dos recursos naturais, moradia adequada e sistema de avaliação, monitoramento e gerenciamento de informações integradas. “A finalidade de conscientização do protocolo é o de garantir o compromisso de todos os envolvidos nessa luta, que é de todos nós”.

O diretor geral da FTC, Cristiano Lôbo, elogiou a iniciativa do Lions, ressaltando o empenho das pessoas e das entidades preocupadas com a questão socioambiental, dizendo: ”só mesmo por meio de parcerias será possível garantir bons resultados, fruto de um trabalho sério e importante como este lançado em Itabuna”.

O engenheiro ambiental, Ivan Gouveia Montenegro, foi o responsável pela explanação das principais propostas da campanha. Antes, ele destacou a atuação do Lions Internacional em defesa do meio ambiente, por meio de campanhas bem sucedidas realizadas em vários países. “É por essa experiência de sucesso que a instituição irá gerenciar o projeto em nível local”.

Quadro deprimente

Com recursos visuais, o engenheiro mostrou fotos antigas do Cachoeira, ainda com a presença de pescadores em suas margens e o quadro atual, que é de um rio tomado pelo esgoto e encoberto pelas baronesas. “O nosso rio, que já foi um cartão postal da cidade, hoje é um verdadeiro esgoto à céu aberto. Um quadro que pode ser mudado se houver o compromisso e a participação de todos”.

Ele citou as principais ações que integram o plano de recuperação do rio: a elaboração e execução de um plano diretor urbano e paisagístico; o protocolo de Itabuna e a agenda 21 local. Montenegro explicou que a primeira fase do projeto incluiu um trabalho de conscientização nas escolas públicas e particulares de Itabuna, com a participação dos alunos de engenharia ambiental da FTC, que serão os responsáveis por proferirem as palestras nas escolas.

Por: Rosi Barreto – Fotos:Pedro Augusto – 24/11/10
http://www.itabuna.ba.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...