sábado, 16 de outubro de 2010

Explosão em mina na China mata 20 e prende 30 no subterrâneo

Minas no país estão entre as mais perigosas do mundo; no ano passado, 2.600 pessoas morreram

16 de outubro de 2010
4h 52- Agência Estado e Associated Press


PEQUIM - Uma explosão em uma mina de carvão na China matou 20 pessoas e deixou mais de 30 trabalhadores presos em uma área subterrânea, neste sábado, segundo informações da mídia estatal.

A explosão ocorre em uma semana em que o mundo testemunhou o resgate dramático de 33 trabalhadores soterrados a quase 700 metros de profundidade por 70 dias em uma mina no Chile.


Associated PressEquipe de resgate sai da entrada da mina onde acidente aconteceuA Central de Televisão da China informou que a explosão ocorreu neste sábado na província de Henan. Uma autoridade do escritório de segurança da mina confirmou o acidente, mas não forneceu mais detalhes.

 A agência de notícias estatal Xinhua afirmou que o acidente ocorreu às 6 horas da manhã (horário local) em uma área pertencente à companhia Pingyu Coal & Electric Co. Ltd. Um homem que atendia às ligações na mina, no entanto, disse que desconhecia o acidente.


As minas da China estão entre as mais perigosas do mundo e o país tem o maior número de mortos nessa indústria. No ano passado, 2.600 pessoas morreram em acidentes em mineradoras. O "Diário do Povo", outro veículo estatal de comunicação, informou, na quinta-feira, que a China fechou, neste ano, mais de 1.600 pequenas mineradoras de carvão que estavam em situação ilegal, em um esforço para tentar melhorar os padrões de segurança.


O número de áreas de extração de minérios da China diminuiu no ano passado com o fechamento de áreas pelo governo, mas as mortes voltaram a subir novamente no primeiro semestre deste ano. Em outubro, a Administração Estatal de Segurança no Trabalho afirmou que os gerentes e líderes de minas que não acompanhassem seus trabalhadores na descida ao subterrâneo seria punidos severamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...