segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Profissionais de imprensa e comerciários
terão acesso a Programa Habitacional

Um convênio assinado na tarde da última sexta-feira (30) entre Prefeitura de Itabuna, Caixa Econômica Federal (CEF), e a FM Construtora está assegurando o acesso de jornalistas e radialistas sindicalizados ao Programa de Financiamento Habitacional “Minha Casa, Minha Vida”, desenvolvido pelo Governo Federal. Outros que também terão acesso ao programa são os comerciários.

O ato de assinatura do contrato contou com a presença do prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, e do gerente-geral da CEF, Wilton Mourão Barbosa, além de secretários municipais e representantes das categorias. O convênio prevê a construção do Condomínio Parque das Flores, com 382 apartamentos, numa área de 28 mil m2, localizada no bairro São Roque, próximo às unidades populares do programa que já estão em fase de construção.

O projeto das novas habitações prevê investimento de R$ 38 milhões. Os apartamentos terão dois quartos, sendo uma suíte, sala de estar e jantar, cozinha, banheiro, área de serviço e varanda. Os interessados podem se inscrever a partir desta quinta-feira, dia 5 de agosto, no estande instalado na Praça Adami. O prazo de entrega dos apartamentos é de 15 meses, após o início das obras marcado para o próximo mês de outubro.

Mais dignidade e cidadania

Para Capitão Azevedo a assinatura do contrato foi um momento importante porque, além de viabilizar mais dignidade e cidadania, também possibilitará uma melhor qualidade de vida aos radialistas, jornalistas e comerciários. “Os profissionais de imprensa e os empregados no comércio terão a oportunidade de ter uma moradia descente na cidade de Itabuna. Isto, com certeza, irá influenciar na melhoria da qualidade de vida do cidadão”, disse o prefeito.

Segundo Wilton Mourão, no momento em que a CEF como instituição de crédito responsável pelo financiamento das políticas públicas sociais do País, propõe um convênio desta natureza para beneficiar centenas de famílias de três importantes categorias com moradias dignas, deixa a certeza do dever comprido diante da sociedade.

Prefeito inaugura novo ponto
de atendimento do Sebrae

Aproximar cada vez mais as ações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do público empreendedor itabunense. Foi pensando assim que o órgão inaugurou nesta quinta-feira (29) um novo Ponto de Atendimento, instalado nas salas 1 e 2 do edifício Atlanta Center, no centro de Itabuna.

O Ponto de Atendimento dispõe de espaços destinados a treinamento e capacitação para até 30 pessoas por turno, autoatendimento com cinco terminais, sala de gestores e de coordenação. O ato contou com a presença do prefeito Capitão Azevedo; do diretor Administrativo e Financeiro do Sebrae Bahia, Antônio Marcos Lima de Almeida; do coordenador regional do Sebrae, Renato Lisboa; do presidente da Associação Comercial, Eduardo Fontes, do presidente da CDL, Jorge Braga, dirigentes de outras entidades de classe, e de secretários municipais.

O prefeito destacou que o novo espaço do Sebrae é uma clara demonstração do perfil empreendedor do município de Itabuna. Azevedo disse ainda que o Ponto de Atendimento facilitará a assistência aos novos investidores e a organização das pequenas e micro empresas da cidade.

Capitão Azevedo destacou que a administração municipal reconhece a importância da pequena e micro empresa na economia da cidade e busca investir na melhoria da infraestrutura urbana, citando o exemplo da reurbanização da Avenida Cinqüentenário. “A nossa principal via comercial ficou linda, prazerosa e o empresário que pretende investir em Itabuna, ao ver a avenida, ficará motivado porque verá a organização, calçada bonita, nova iluminação, bancos, luminárias, fácil acessibilidade e lixeiras para manter a cidade limpa”.

O prefeito adiantou que nos próximos dias o executivo encaminhará à Câmara Municipal, para apreciação e votação, o projeto de lei da micro empresa. O diretor do Sebrabe, Antonio Marcos Almeida, ressaltou que a decisão do órgão em investir em Itabuna, deve-se ao fato de Itabuna ser uma referência regional.

Segundo ele, os investimentos estão sendo feitos em recursos humanos, com a contratação de profissionais especializados, que estarão à disposição das entidades locais. “Esperamos que essas ações reflitam positivamente no empreendedorismo local o mais rápido possível, porque o Sebrae acredita que a pequena e micro empresa têm que ter um tratamento diferenciado, como prevê a lei que regulamenta o setor”, finalizou.

Texto: Erivaldo Bomfim - Foto: Waldir Gomes – 30/07/2010
Creas elabora plano de ação para
combater violência contra menor

A elaboração de ações para o combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes, principalmente no Centro Comercial de Itabuna e áreas adjacências, foi o objetivo de uma reunião do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) com representantes de diversos órgãos públicos do estado e município.

O encontro foi o segundo este mês e teve como resultado a definição de um plano de trabalho que inclui a realização de palestras, panfletagens e blitzen numa ação continuada, com a participação de várias instituições locais.

Entre elas, Ministério Público, Vara da Infância e Juventude, conselhos tutelares, o próprio Creas, Secretaria Municipal de Educação, Caps AD, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, polícias Militar e Rodoviária Federal, além da administração do Centro Comercial.

O coordenador do Creas, Edson Braz Nascimento, explicou que as palestras e as panfletagens têm como meta informar, sensibilizar e mobilizar os feirantes no combate a este tipo de violência.“A partir da conscientização por meio dessa campanha, eles serão os agentes multiplicadores da ação, sobretudo na área de serviço”.

Edson informa ainda que durante a campanha serão distribuídos adesivos para carros, cartazes e, nos motéis, hotéis e pousadas, serão afixados cartazes na portaria, indicando a proibição de hospedagem de criança e adolescente desacompanhados dos pais ou responsáveis sem autorização por escrita deles, ou da autoridade judiciária.

O texto, segundo Edson, é baseado no artigo 250 da Lei Federal 8.069/90 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). De acordo com o estatuto, a pena para quem descumprir a lei é de 10 a 50 salários de referência aplicada pelo juiz. Em caso de reincidência, a autoridade judiciária poderá determinar o fechamento do estabelecimento.

O trabalho de combate à violência sexual contra criança e adolescente é uma ação permanente do Creas e conta com o apoio dos principais órgãos públicos de Itabuna, a exemplo do Ministério Público e Vara da infância. Mas a população também pode participar pelo Disque Denúncia Nacional 100 ou ao Conselho Tutelar pelo telefone 3613-1124. Edson lembra que não é necessária a identificação do denunciante. Basta o relato do fato, com endereço da vitima e se possível do agressor.

Texto: Rosi Barreto – Fotos: Waldyr Gomes – 02/08/2010

Bolsa Renda faz entrega de
certificados de qualificação


O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, presidiu a solenidade de entrega de certificados para 70 participantes dos cursos de qualificação profissional do programa Bolsa Renda Municipal. O evento foi realizado na Usemi, nesta sexta-feira (30) pela manhã e contou com a participação de secretários municipais, técnicos e integrantes do programa social que atende hoje a 310 famílias carentes.

Além de fazer um balanço das atividades e obras do governo municipal, o prefeito Azevedo destacou que este é o maior programa de inclusão social do seu governo. Declarou ainda que o Bolsa Renda não é um projeto eleitoreiro como a oposição anda dizendo, “mesmo porque, eu sempre tive uma preocupação social e já fazia este trabalho no Detran, quando via os ricos tirando a habilitação e os pobres só olhando, sem ter dinheiro para comprar o laudo. Então, eu tirava dinheiro do meu bolso e mandava o pobre comprar o laudo”.

O prefeito lembrou que a ideia do programa surgiu durante a campanha sucessória, quando na periferia observava o sofrimento do povo carente sem alimentação e sem recursos: “Por isso eu criei o programa, mas diferenciado, com a oferta de cursos profissionalizantes e de inclusão social, o que deu certo. Vou continuar e ninguém vai me impedir de ajudar meu povo carente,” complementou.

Falaram ainda o secretário de Asssistência Social, José Antônio Formigli Rebouças destacando a importância do programa e o chefe da Divisão do Bolsa Renda Municipal, Alisson das Virgens Silva, que fez um balanço do primeiro ano do programa.

Para Wiliam Sérgio Alves, que concluiu o curso de Jardinagem e Paisagismo e reside no acampamento 7 de Setembro, “o curso foi muito bom, porque apreendi uma profissão e a partir de agora, sei como lidar com a terra e com as técnicas de plantio. Isso facilitou a minha vida e vai ajudar até para arrumar emprego, já que estou desempregado há vários anos”.

Alves informou ainda que no curso apreendeu a fazer leiras para o plantio de alface, couve, pimentão, tomate, coentro e vários tipos de hortaliças. “Como já sei cultivar hortaliças, então comecei a fazer leiras e em breve estarei comercializando meus produtos nas feiras livres de Itabuna e tendo alimentação para minha família”.

Maria do Carmo Andrade, que participou do curso de Informática e Digitação, disse que ficou muito feliz em receber o certificado, porque a partir de agora estará inserida com mais facilidade no mercado de trabalho: “Eu e todas as minhas colegas estamos felizes, porque sabemos que o aprendizado de informática hoje é muito importante, é uma grande passo para conseguir um emprego”, argumentou.

Ela salientou que o bolsa renda lhe trouxe grandes oportunidades, sendo que a primeira delas pelo acesso aos benefícios financeiros todos os meses e a segunda, pela oportunidade de ter apreendido e conhecido as técnicas de informática. “Também fiquei sabendo que existem pessoas maravilhosas assim como o prefeito, que está preocupado em atender o bem estar social da população mas carente“, argumentou.

Em paralelo à entrega de cerificados de participação nos diversos cursos oferecidos pelo programa em parceria com a Ceplac, Microlins, Capemi, Duplak e Harmonia Floreal, foi realizada na área externa da Usemi, uma feira de geração de renda, com exposição de produtos dos cursos. No local foram instalados estandes da Ceplac e dos demais parceiros institucionais, além de uma exposição fotográfica.

Texto: Kleber Torres Reportagem: Paulo Leonardo e Oswaldo Bispo Fotos: 30-07-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...