sexta-feira, 9 de julho de 2010

Congresso de Heveicultura em Ilhéus será em agosto
A Ceplac vai apresentar resultados de pesquisas nas áreas de Genética, Fisiologia, Fitotecnia e Economia no II Congresso Brasileiro de Heveicultura que vai acontecer de 10 e 13 de agosto no Centro de Convenções de Ilhéus, com destaque para a vantagem agroeconômica dos Sistemas Agroflorestais (SAFs) com seringueira e a alternativa de substituição de eritrina por seringueira no sombreamento de plantações de cacau.

O Congresso será voltado para empresários do setor, estudantes, professores, pesquisadores, extensionistas e para pequenos agricultores. Entre seus objetivos pretende mostrar a importância da heveicultura como oportunidade de investimento e o seu papel na inclusão social no meio Rural. O evento atrairá um público de mais de 600 pessoas vindas de outros estados e de várias cidades do interior baiano.

Dentre as palestras a serem apresentadas merece destaque o tema “Desenvolvimento de Variedades Clonais para Dupla Aptidão no Sudeste Asiático” que será proferida pelo Doutor Ramli Othman que é pesquisador do Rubber Research Institute of Malaysia (RRIM), que vai falar sobre a experiência do seu país com a exploração econômica da madeira, além do látex.

Outros temas vão abordar áreas pertinentes ao desenvolvimento da heveicultura, com destaque para o mercado internacional da borracha natural e as políticas para o setor; os programas de desenvolvimento da heveicultura nos diferentes estados brasileiros; crédito agrícola e análise financeira de investimentos; desenvolvimento de variedades clonais no Brasil; técnicas avançadas de plantio e manejo de seringueira, além de doenças e pragas.

O tema da edição deste ano do Congresso Brasileiro de Heveicultura é “Agronegócio Borracha: Desenvolvimento Sustentável com Ênfase na Inclusão Social” e sua escolha se justifica pelo fato de a produção da seringueira permitir a inclusão de pessoas na agricultura familiar e gerar renda, a exemplo da Bahia que possui atualmente cerca de dois mil produtores de seringueira nesta condição.

O evento é uma iniciativa da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia (Seagri) e Plantações Michelin da Bahia Ltda, com o apoio de outros parceiros.

Pesquisadores, extensionstas e estudantes que pretendem apresentar trabalhos na área da borracha natural devem enviá-los para o correio eletrônico da coordenação do evento para que sejam revisados. Os trabalhos devem ser apresentados em forma de pôster ou oral.

Os interessados em participar do congresso devem se inscrever pela internet, através do endereço www.ceplac.gov.br/heveicultura.asp ou no local do evento, quando do início. Informações sobre hospedagem e traslado devem ser obtidas na empresa M21 através do telefone: (73) 3231-2100.

Feira do Chocolate


A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), está apoiando institucionalmente a Feira e Exposição Internacional do Chocolate – Expo Brasil Chocolate 2010. O evento será realizado de 22 a 25 de julho no Centro de Eventos São Luis, em São Paulo, capital, reunindo produtores e fabricantes de matéria-prima e expositores nacionais e internacionais da cadeia produtiva do chocolate.

A Expo Brasil Chocolate 2010 será uma boa oportunidade para o fechamento de novos negócios, pois durante quatro dias terá a visitação de lojistas, atacadistas e distribuidores de produtos, chefs, banqueteiros e confeiteiros, chocolateiros industriais e artesanais, gourmets, proprietários de restaurantes, docerias, confeitarias e padarias, profissionais de saúde e beleza e outros apaixonados por chocolate. Terá ainda representantes de editoras e livrarias, serviços e franquias e indústrias de máquinas e equipamentos.

A programação do evento que é promovido pela AM Feiras e Promoções prevê atividades relacionais a arte, beleza, saúde, cultura e entretenimento, a exemplo da Galeria do Cacau, Apresentação de Marcas, Ateliê Gourmet, Saúde e Beleza com exposição e demonstração de produtos, Pinturas e Esculturas, Praça do Chocolate, Palestras, Workshops e Exibições. Também haverá o Espaço Chocolito dedicado exclusivamente às crianças. Mais informações veja aqui (Folder do Evento, Planta do Local do Evento, Formulário e Regulamento).

Assessoria de Comunicação da Ceplac
Por Edvaldo Lessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...