segunda-feira, 14 de junho de 2010

LULA CONFIRMA EM PALANQUE: DILMA NÃO EXISTE

segunda-feira, 14 de junho de 2010 | 4:57 
 

Embora a festa da convenção petista tenha sido planejada para Dilma Rousseff —  para exaltar as mulheres e sua importância na história brasileira —, o grande protagonista do evento foi, como todos supunham, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Um dia depois de a imprensa revelar que o partido estava preparando um dossiê também contra Eduardo Jorge, vice-presidente do PSDB, Lula cobrou das oposições uma campanha de “alto nível”, pedindo que não “façam jogo rasteiro, inventando dossiê todo dia”.
O chefão do PT não dirigiu o seu pedido a Dilma, Fernando Pimentel, Luiz Lanzetta ou mesmo Aloizio Mercadante. Nada disso! Ele resolveu jogar a responsabilidade nas costas da vítima, embora os dossiês contra Serra e contra o vice-presidente do PSDB circulem no submundo petista, sendo oferecidos a jornalistas. A candidata petista afirmou ontem que o governo Lula faz “o impossível”. De certo modo, é mesmo verdade. Que outra liderança no Brasil seria tão desenvolta no seu cinismo e tão ligeira na inversão das culpas?
Lula quer “alto nível”, e só por isso Lanzetta foi contratado. Lula quer alto nível, e só por isso personagens como Benedito de Oliveira e Amaury Ribeiro Júnior participaram da reunião da arapongagem. Na verdade, os petistas estão irritados porque a Casa do Espanto, em Brasília, teve seu trabalho denunciado antes que conseguisse fazer prosperar sua indústria de calúnias e baixarias. Lula está bravo porque Serra reagiu. Na prática, ele passa uma vez mais a mão na cabeça dos criminosos e acusa as vítimas, o que revela uma prática estupidamente autoritária.
Ontem, diga-se, ele se excedeu na condição de supremo mandatários dos destinos do Brasil e dos brasileiros. Leiam esta declaração:
Vai ser a primeira eleição, desde que voltou (sic) as eleições diretas para presidente, que o meu nome não vai estar na cédula. Vai haver um vazio naquela cédula. E, para que esse vazio seja preenchido, eu mudei de nome e vou colocar Dilma lá na cédula. E aí as pessoas vão votar. Por isso, companheira, eu quero que Deus te abençoe e te dê força, cabeça fria, e saiba que você tem um companheiro para a hora que precisar.
É verdade! Lula já disputou cinco eleições — perdeu três. Duas das derrotas se deram contra FHC, ambas no primeiro turno. E ele não perdoou o outro por isso até hoje. Nas vezes em que venceu, teve de enfrentar a segunda rodada. E essa é outra de suas mágoas. Daí que queira fazer da disputa de 2010 um plebiscito de que ele é a personagem, não Dilma.
Na festa das mulheres, Lula disse bem quem é Dilma: seu avatar. E não que ela preencha “o vazio” — nunca antes na história destepaiz houve alguém que amasse tanto a si mesmo como Lula. Ela simplesmente empresta o nome, substitui o antecessor, por causa de uma questão legal. Se alguém tinha dúvida se Dilma existia ou não, Lula a dirimiu ontem: DILMA NÃO EXISTE.
O presidente falou aquela maravilha fazendo uma pausa dramática depois da palavra “vazio” — e se ouviu um “Ahhh…” meio choroso vindo da platéia. O petista está dizendo que espera ser substituído por uma personagem de sua lenda pessoal.
Ainda que Lula fosse Lula; ainda que seus feitos reais fossem correspondentes a seus feitos de propaganda, não dá para ficar indiferente a um discurso com tais características. A razão é simples: para que o político Lula sobreviva na dimensão pretendida, a política precisa morrer. E tudo à volta tem de morrer.

Texto: Reinaldo Azevedo
Foto: Coturno Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...