Vamos salvar o Rio Cachoeira! É o nosso maior patrimônio. Não jogue lixo em seu leito. Povo limpo, cidade civilizada... Vamos preservar a nossa história.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Itabuna representada em Conferência Nacional das Cidades
"Cidade para todos e todas com gestão democrática, participativa e controle social”, será o tema a ser discutido durante cinco dias, na 4ª Conferência Nacional das Cidades que acontecerá em Brasília no período de 19 a 23 deste mês. Itabuna estará representada no evento que vai mostrar, entre outras coisas, os avanços e dificuldades para a implantação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).

O evento dá prosseguimento a um processo iniciado em 2003, quando foi realizada a 1ª Conferência Nacional das Cidades e a criação do Conselho das Cidades. Itabuna será representada na próxima conferência por Sérgio Fontes, da secretaria municipal de Assistência Social.

Para ele, o evento representa um espaço aberto para o diálogo sobre uma temática abrangente e que engloba os assuntos concernentes ao desenvolvimento de uma região e também para mostrar algumas das ações aprovadas na Conferência Estadual.

Ele citou, por exemplo, o fortalecimento da saúde regional, matadouro regional e a criação de uma cooperativa para reciclagem do lixo.

Na conferência serão discutidos importantes eixos temáticos, a exemplo da criação e implementação de conselhos das cidades, conselhos gestores em níveis federal,estadual,municipal e no Distrito Federal; aplicação do Estatuto das Cidades e dos Planos Diretores e ainda efetivação da função social da propriedade do solo urbano.

A integração da política urbana no território, política fundiária, mobilidade e acessibilidade urbana, habitação, saneamento e relação entre os programas governamentais como PAC e Minha Casa, Minha Vida e política de desenvolvimento urbano são outros temas a serem igualmente debatidos.

 Texto: Rosi Barreto – Foto Arquivo 

Nenhum comentário: