sexta-feira, 9 de abril de 2021

BNDES seleciona dez projetos culturais que usam a internet

As propostas selecionadas terão um mês de capacitação

Da - Agencia Brasil - O Programa Matchfunding BNDES+ Patrimônio Cultural selecionou dez projetos para sua terceira edição que, pela primeira vez, traz uma etapa inteiramente digital, até por força da pandemia do novo coronavírus (covid-19). O edital foi lançado em dezembro de 2020 e o resultado foi divulgado hoje (9) pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). .

Batizada de Edição Lab, essa nova etapa do programa dá destaque a propostas que usam a internet para ampliar a interação do público com os patrimônios culturais brasileiros. “O resultado foi muito positivo, diante das circunstâncias que estamos vivendo”, disse à Agência Brasil a gerente do Departamento de Desenvolvimento Urbano, Cultura e Turismo (Deurb), Patrícia Zendron.

Dos 15 projetos que passaram previamente pelo Laboratório de Co-criação, para desenvolvimento ou amadurecimento de ideias, e que foram submetidos à banca de seleção no dia 26 de março, dez acabaram sendo selecionados. Os critérios de diversidade e de busca maior de distribuição regional pesaram na escolha dos vencedores da Edição Lab do programa, informou Patrícia. “Ficamos muito felizes porque pudemos contemplar projetos de todas as regiões”. 

Segundo ela, os projetos são encantadores. “É encantador ver o entusiasmo desses proponentes, a riqueza do patrimônio cultural e a criatividade de como trazer isso para um projeto, uma contribuição de trabalho”.

Para a gerente do Deurb, “essa combinação foi muito feliz”, referindo-se à interação entre patrimônio, tradição, história, memória e o formato digital. 

Educação patrimonial, por meio do ensino à distância; tour virtual mostrando a história do patrimônio; registro de patrimônios imateriais constituem a base de alguns projetos selecionados, buscando sempre a aproximação com os públicos, salientou Patricia Zendron. “É uma diversidade grande”.

Campanha

As propostas selecionadas terão um mês de capacitação visando a estruturação da campanha de financiamento coletivo e escolha de parceiros. A partir de maio, eles já deverão estar prontos para captar recursos junto à sociedade, por meio de campanhas de crowdfunding (financiamento coletivo) hospedadas no site do programa .

A cada R$ 1 doado pelo público, que inclui pessoas físicas e jurídicas, o BNDES investe mais R$ 2, até o valor máximo de R$ 75 mil por projeto, o que significa triplicar a arrecadação. Cada projeto deverá captar, pelo menos, R$ 25 mil via financiamento coletivo, de modo a mostrar que houve um engajamento social.

A expectativa é que as dez iniciativas consigam arrecadar, no total, pelo menos R$ 750 mil, sendo R$ 250 mil ou mais de recursos da sociedade e R$ 500 mil do BNDES. Ao final da campanha de financiamento coletivo, os projetos, nesta edição, têm seis meses para execução. Nos dois editais anteriores, não digitais, o prazo de execução foi de nove meses cada.

Patricia Zendron disse que o incentivo voltado para o turismo traz a possibilidade de o patrimônio cultural do país ser mais conhecido pelos brasileiros e, também, pelo mundo, abrindo espaço para o turismo cultural no Brasil. 

Nos dois editais anteriores, de março de 2019 e março de 2020, o engajamento da sociedade foi demonstrado pelos números de colaboradores, da ordem de 6 mil e 4 mil, respectivamente.

Projetos

Os projetos selecionados são Tour Virtual Teatro Amazonas, na Região Norte, liderado pela Associação Cultural Casarão das Ideias, com objetivo de promover uma visitação virtual, via aplicativo, pela história da construção do teatro e do seu entorno; no Nordeste, são PatNet - Centro Histórico de São Luís (MA), do Instituto de Estudos Sociais e Terapias Integrativas, que objetiva a Educação Patrimonial Online - curso sobre o Centro Histórico de São Luís, com abordagens sobre o turismo responsável e o potencial da economia criativa no território; WebTV Cambinda Estrela, do Centro Cultural Cambinda Estrela, para ampliação das ações de difusão do canal com lançamento de websérie de 21 episódios sobre mestres e saberes do Maracatu de Pernambuco; e a Plataforma Teatro de Bonecos, do grupo Voar Arte para a Infância e Juventude, com a ideia de fazer o registro visual de 100 peças e depoimentos dos seus brincantes, recolhidos de forma colaborativa, de modo a contribuir com a salvaguarda e difusão do patrimônio.

Na Região Centro-Oeste, os selecionados são o Projeto Filhos da Terra: Festa do Divino, Círio de Nazaré, Bumba Meu Boi, Maracatú, Congada, pela Lente Cultural Coletivo Fotográfico, de Goiás, para elaboração de cartografia que resgata itinerários de povos e bens culturais ao longo da história, por meio de plataforma online de acesso, difusão e referência das manifestações documentadas; e Monumentos em Movimento, da Associação Goiana de Artes Visuais, prevendo a produção de 20 minidocumentários sobre os mais diversos patrimônios do estado e seus processos construtivos, para exibição em redes sociais. No Sul do país, foi escolhido o projeto Theatro São Pedro, da Associação Pró Música de Porto Alegre, para visita guiada virtual ao equipamento, conduzida por uma trilha gravada pela Orquestra do próprio teatro.

O Sudeste tem três propostas: o Museu Online de Arte Negra, do grupo Ipeafro, para realização de exposição virtual, em realidade aumentada, de pinturas e documentos de Abdias Nascimento, cujo acervo possui reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq); as Oficinas do Peruaçu, do Instituto Ekos Brasil, de Minas Gerais, visando a capacitação em técnicas audiovisuais, para criação coletiva de vídeos e conteúdos sobre os sítios arqueológicos do Parna Cavernas do Peruaçu; e o Roteiro de Museus Niterói, do IBDCult que, por meio de um jogo interativo, convida o usuário a conhecer, em um tour virtual e imersivo, os patrimônios materiais dos bairros da Boa Viagem, São Domingos e Ingá, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro.

Lançado em março de 2019, o Programa Matchfunding BNDES+ Patrimônio Cultural foi o primeiro do gênero envolvendo uma instituição pública. O programa se baseia diretamente no engajamento da sociedade: a cada R$ 1 captado por projeto arrecadado junto ao público geral, o BNDES aplica outros R$ 2, até que a meta mínima seja atingida. A iniciativa é resultado de uma parceria com a Sitawi Finanças do Bem e a plataforma de crowdfunding Benfeitoria, que hospeda o site do programa. Desde o lançamento, já foram apoiados mais de 30 projetos, com arrecadação total de R$ 5 milhões.

Edição: Fernando Fraga

Buriti anuncia nova loja em Jequié e vagas para contratação

O projeto da nova loja foi entregue nesta quinta-feira, 8, pelo presidente do grupo, Luiz Ribeiro ao prefeito da cidade, Zé Coca

O presidente do grupo Buriti, Luiz Ribeiro, esteve reunido com o prefeito de Jequié, Zé Cocá, nesta quinta-feira, 8, quando apresentou o projeto de expansão e instalação de uma nova loja de materiais para construção na cidade. O empreendimento vai gerar emprego e renda para o município, a partir da contratação de profissionais da própria localidade.

As vagas são para Gerente, Assistente Comercial, Vendedor, Operador de Caixa, Conferente, Auxiliar de Serviços Gerais, Repositor, Auxiliar de depósito e Jovem Aprendiz. Os interessados podem acessar a página de carreira e cadastrar seu currículo: www.lojasburiti.com.br/jequie ou acessar o Trabalhe Conosco do site da Buriti.

Zé Cocá parabenizou a iniciativa da Buriti em acreditar no potencial econômico da cidade e promover a criação de novas vagas de emprego. “A nossa satisfação é grande quando vemos gente interessada em vir para cá, em abrir negócios e contratar mão de obra local. É bom para a cidade e é ótimo para a população”. 

O novo empreendimento contempla o projeto de expansão do grupo Buriti, que desde o ano passado – 2020, vem ampliando sua rede de lojas com sede em Itabuna e filiais em Ilhéus, e, recentemente em Itacaré. De acordo com Luiz Ribeiro, “a nova loja no sudoeste do Estado é uma ação estratégica do grupo, que vê na cidade o potencial econômico para desenvolver e por fazer parte do corredor logístico de exportação da Ferrovia Oeste-Leste”.

Atuação

Há mais de 20 anos atuando como empresa especializada em materiais para construção em Itabuna e Ilhéus, as Lojas Buriti possuem showroom especializado em acabamento, parcelamento em até 12x, cartão de crédito com marca própria, vendas pela internet e um atendimento personalizado. São quase oito mil itens à disposição para diversas fases da obra.

O grupo Buriti tem ainda a maior estrutura logística da região Sul do Estado, com um centro de distribuição de 6.200 m² e uma frota própria com 10 caminhões, que realizam a entrega de mercadorias.

Ascom/Buriti

Campanha de imunização contra a gripe 2021

No próximo dia 12 de abril, inicia a Campanha de imunização contra a gripe, que ocorre todos os anos a partir do início do outono, quando a temperatura começa a cair e a circulação de vírus que afetam o sistema respiratório aumentam.

O calendário de vacinação contra gripe, contemplará os seguinte grupos:

  • A partir de 12/04: crianças, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há pouco tempo), indígenas e trabalhadores de saúde;
  • A partir de 11/05: pessoas com mais de 60 anos e professores;
  • Entre 9/06 e 9/07: indivíduos com comorbidades ou deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do sistema rodoviário e portuário, forças de segurança e das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas.

As campanhas contra a gripe e a covid-19 acontecerão simultaneamente e já levantam dúvidas sobre o tema, como: Quem pode tomar as vacinas contra a covid-19 e a gripe? Qual das vacinas deve ser priorizada? Posso tomar as vacinas contra a covid-19 e a gripe juntas, no mesmo dia? Qual a importância de se vacinar contra essas duas doenças? Por que a Campanha iniciará com os grupos das crianças, gestantes, puérperas?

Caso estejam trabalhando em pautas sobre a imunização contra a gripe, gostaríamos de sugerir como fonte os infectologistas Dr. Renato Grinbaum e Dr. Alexandre Piva Sobrinho, docentes do curso de Medicina da Universidade Cidade de S. Paulo (Unicid).

Além disso, temos o especialista Rui Curi, Professor do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Cruzeiro do Sul, Diretor Técnico I do Núcleo de Produção de Imunobiológicos do Centro Bioindustrial do Instituto Butantan e Presidente da Fundação Butantan, para abordar a parte técnica da vacina.

Se houver o interesse em nossa sugestão, os porta-vozes estão à disposição para contribuir como fonte em pautas via email, telefone, ou videoconferência.

Por gentileza, apontar a prévia de perguntas e deadline.

Dr. Alexandre Piva Sobrinho - Alexandre atua como médico infectologista. Professor emérito e pesquisador da Universidade Cidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina com ênfase em Doenças Transmissíveis, atuando principalmente em: doenças virais, infecção hospitalar, antibioticoterapia e resistência microbiana.

Dr. Renato Grinbaum - Renato atua como médico infectologista. Doutorado em Clínica Médica. Atualmente é Professor da Universidade Cidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica, atuando principalmente em: residência, infectologia, infecção hospitalar e antimicrobianos.

Rui Curi: graduado em Farmácia-Bioquímica. Atualmente, é Diretor Técnico I do Núcleo de Produção de Imunobiológicos do Centro Bioindustrial do Instituto Butantan, Presidente da Fundação Butantan e Professor Titular do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde (Área: Medicina I) da Universidade Cruzeiro do Sul.

 XCOM Agência de Comunicação Universidade Cruzeiro do Sul e UNICID

CPI é ‘jogadinha casada’ de Barroso com a esquerda contra o governo, acusa Bolsonaro

Ele diz que falta "coragem moral" a Barroso, para mandar andar o impeachment de ministros do STF, e "sobra ativismo político"


Do Diário do Poder - O presidente Jair Bolsonaro acusou o  ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), de determinar a abertura de CPI da Covid no Senado apenas para investigar o governo federal, ignorando as múltiplas denúncias de corrupção em estados e municípios envolvendo recursos contra a pandemia.

Ele também desafiou Barroso a mostrar “coragem moral” de determinar o andamento de pedidos de impeachment contra ministros do STF. “Falta coragem  moral no ministro Barroso e sobra ativismo político”.

Bolsonaro ainda desafiou o magistrado afirmando que se lhe sobra “um pingo de coragem moral” que determine o prosseguimento de processos de impeachment “contra alguns dos seus colegas”.

Há duas semanas, três senadores, entre eles Jorge Kajuru (Cidadania-GO) protocolaram pedido de abertura de processo de impeachment do ministro Alexandre de Morais, amparado por quase 3 milhões de assinaturas.

Barroso mandou o Senado instalar a CPI, em decisão interpretada por senadores como interferência em assuntos internos do Poder Legislativo, a pedido de senadores de partidos de oposição a Bolsonaro, horas depois de o presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) haver descartado a instalação.

Bolsonaro classificou a decisão de Barroso de “uma jogadinha casada” entre senadores dde esquerda e o ministro para desgastar o governo federal. “Eles não querem saber dos bilhões desviados por alguns governadores e alguns poucos prefeitos”, observou o presidente.

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Lobby contra energia solar ameaça 245 mil empregos e R$12 bilhões em impostos

Distribuidoras ameaça meio milhão de pessoas e empresas que investiram em geração solar

O lobby bilionário que tenta inviabilizar energia solar do Brasil, ameaça não apenas meio milhão de pessoas, órgãos públicos e empresas que investiram em geração solar, como também 254 mil empregos gerados, R$12 bilhões em impostos recolhidos e 8,3 milhões de toneladas de gás carbônico evitadas.

Alheias a tudo isso, as distribuidoras de energia decidiram investir na contratação de lobistas contra a energia solar, em contratos milionários que serão pagos pelo consumidor na conta de luz. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

O ex-senador Cassio Cunha Lima (PSDB-PB) contou que sua empresa, que ele próprio define como “de lobby”, é contratada das distribuidoras.

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Cunha Lima não revelou quanto as distribuidoras pagam aos lobistas que contratou, mas em Brasília serviços assim custam até R$15 milhões.

O setor será favorecido por R$50 bilhões com o novo marco da geração distribuída, mas as distribuidoras reclamam de “subsídio” à energia solar.

Também estão no esquema contra energia solar as térmicas a gás e óleo, que querem seguir vendendo energia mais cara e suja ao sistema.

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Mulher enciumada mata um rapaz em Itabuna

A vítima, em meio a uma discussão, levou uma facada no pescoço e morreu na hora

Do - Diário Bahia - Movida pelo ciúme, uma jovem de 27 anos, identificada como Diana Rosa, matou o ex-namorado ontem à noite, em Itabuna, no sul da Bahia. A vítima foi Odlairan Ribeiro dos Santos, 28 anos, que levou uma facada no pescoço.

Iran, como o rapaz era conhecido, estava em casa, na rua G, bairro Monte Cristo, em companhia da atual namorada, quando Diana chegou enfurecida. Os dois começaram uma discussão que terminou no assassinato. A criminosa teria encontrado a faca na cozinha.

Diana Rosa, de acordo com vizinhos de Iran não aceitava o fim do relacionamento. Por isso, ao descobrir que o rapaz estava com outra, decidiu dar um jeito de entrar na casa para fazer o flagrante de final infeliz.

Iran, que morreu no local, trabalhava no açougue do Supermercado Meira, e Diana Rosa estava desempregada. Ela foi presa em flagrante e está à disposição da Justiça.

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Nota de Esclarecimento A Prefeitura de Ilhéus Presta Esclarecimentos Sobre o Desabamento da Fachada do Casarão da União Protetora Na tarde d...