O prefeito Azevedo destacou que o novo modelo visa otimizar o transporte coletivo de passageiros, beneficiando diretamente à população: “Uma coisa certa é que vão acabar as filas e diminuir o tempo de espera nos pontos de ônibus. Sabemos que algumas pessoas vão discordar, o que é natural, mas vamos fazer um trabalho educativo para que a população conheça este sistema inteligente, com critérios técnicos e que tem tudo para dar certo”.
Uma vantagem para ele, é que os ônibus terão uma maior rotatividade, o que vai melhorar a vida dos itabunenses, mas sem onerar as tarifas do transporte coletivo para os usuários, que vão pagar uma tarifa única.
Modelo
O secretário de Transporte e Trânsito, Wesley Gonçalves Melo, que esteve hoje, dia 11, reunido com integrantes do Conselho Municipal de Transportes para apresentar o projeto, considera que o atual modelo de operações está entrando em colapso e este novo sistema irá mudar totalmente a rotina do itabunense, com a integração dos serviços e maior eficiência no transporte de passageiros.
“O projeto será apresentado e discutido com os diversos segmentos da sociedade civil organizada de Itabuna durante um seminário a ser realizado na próxima semana”, complementou.
Melo disse ainda que a implementação das mudanças recomendadas vai melhorar o sistema, com maior rapidez no fluxo de veículos, o que vai mexer com a vida do itabunense e por isso terá que ser implementado de forma gradativa para facilitar a adaptação da população.
Etapa
Primeiro, enfatizou o secretário, estamos informando à população sobre a integração do sistema, depois, vamos fazer um trabalho de marketing, deixando toda a comunidade bem informada sobre as mudanças e no final de janeiro, este novo modelo deverá ser implantado numa rede que transporta um milhão de passageiros por mês, naturalmente se a comunidade itabunense aprovar nos debates que estamos promovendo.
No novo sistema serão criadas novas linhas, de acordo com a demanda, como também será ampliada a frequência de ônibus em determinados horários, tornando o serviço mais acessível à população. “Temos que cuidar desse serviço essencial, que é o meio de locomoção de milhares de itabunenses”, afirmou o secretário.
Pesquisa
Segundo o diretor de Operações da Logitrans, Antonio Carlos Marchezetti, a empresa realizou uma pesquisa em Itabuna e ouviu 27.755 pessoas, dentro dos ônibus que operam nas diversas linhas urbanas.
No estudo ficou constatado que o sistema movimenta por dia 60 mil passageiros em Itabuna, com picos nos períodos das 6:45 às 7:45, das 11:45 às 14 horas e das 18 às 19 horas.
Na pesquisa ficou constado, segundo ele, que 78% dos usuários esperam cerca de 30 a 40 minutos em média pelo ônibus nos horários de maior movimentação e nos demais horários, 52% têm um tempo de espera de mais de 60 minutos.
Hoje, no atual sistema, o usuário gasta 55 minutos de espera para se deslocar da Califórnia a Ferradas. Com o novo sistema este tempo cairá para aproximadamente 40 minutos. As linhas serão mais curtas e vão ser integradas para evitar possíveis atrasos.
Por: Kleber Torres Reportagem: Paulo Leonardo Fotos: 11-11-2010