Em reunião ocorrida na tarde da última segunda-feira, dia 1º, com os representantes da FTC Itabuna, o presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) e prefeito da cidade de Ibicuí, Cláudio Dourado elogiou a iniciativa da Rede de Ensino FTC de disponibilizar o primeiro curso de pós-graduação em Gestão Pública, atendendo à solicitação da presidência da entidade que congrega municípios da região cacaueira baiana.
Realizada na sede da Amurc, a reunião contou com a presença do diretor da FTC Itabuna, professor Cristiano Lôbo, dos coordenadores de Pós-Graduação e de Marketing da Faculdade, Antonio Fontes e Silvio Roberto Oliveira, respectivamente, além de do secretário executivo da Amurc, Luciano Robson Veiga. Em sua fala, Dourado enfatizou a importância da especialização para tornar mais eficiente a gestão nas prefeituras, câmaras municipais e organismos de outras esferas de governo.
“Hoje, um dos grandes desafios para os gestores públicos diz respeito ao cumprimento das exigências da legislação, principalmente a Lei de Responsabilidade Fiscal. Neste sentido, o curso vem possibilitar a especialização de servidores técnicos que, por sua vez, estarão habilitados a gerir de maneira eficiente os órgãos públicos”, disse o presidente da Amurc.
Demanda por qualificação
Cláudio Dourado lembrou que a demanda reprimida por qualificação de especialistas em gestão pública foi, dentre outros, um dos pleitos apresentados por ele quando do 1º Encontro de Orientação do TCM com os Gestores Municipais, promovido pela União dos Prefeitos da Bahia (UPB), no último mês de março, em Salvador.
“Naquela oportunidade, nós mostramos que a falta destes profissionais na administração pública é um entrave para os gestores que são obrigados a terceirizar serviços, contratando empresas de consultoria, para não ter que temer pela fiscalização do Ministério Público, ou mesmo, por ressalvas do TCM na aprovação de contas”.
“Por isto, eu vejo com bons olhos a pós-graduação da FTC e recomendo que os prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores e aqueles que pretendem concorrer a cargos públicos incentivem os servidores municipais a se especializarem, bem como eles mesmos se matriculem no curso para que possam administrar com mais competência e eficiência. Eu, inclusive, estarei fazendo parte da primeira turma”, concluiu Dourado.
Ao apresentar a matriz curricular do curso aos dirigentes da Amurc, o diretor Cristiano Lôbo enfatizou que a proposta da FTC é contribuir de maneira efetiva para que os municípios possam ter em seus quadros profissionais especialistas capazes de promover a melhoria dos instrumentos de controle e de avaliação do desempenho dos diversos serviços prestados pela administração nos mais diferentes níveis de governo.
“Neste sentido, o curso foi desenvolvido levando em conta não só as necessidades que são comuns a todos os gestores públicos em nível nacional, mas também a própria realidade regional. Assim, estaremos trazendo para ministrar disciplinas mestres e doutores conhecedores de fato destas distintas realidades”, frisou.
O curso
O curso de pós-graduação em Gestão Pública é voltado para os portadores de diploma de curso superior nas áreas de Contabilidade, Administração e Economia, bem como professores e outros profissionais que atuam ou pretendem atuar na área gestão pública. As inscrições podem ser efetivadas na unidade presencial da FTC Itabuna, ou através do endereço eletrônico www.ftc.br/pos. A aula inaugural está marcada para o dia 27 de agosto.
Num período de 12 meses serão ministradas as seguintes disciplinas: Ética e Direito nas Relações Profissionais; Administração Estratégica; Cultura Organizacional; Ciência Política; Licitações, Contratos e Convênios; Poder Constituinte; Orçamento Público; Contabilidade Pública; Administração Pública e o Regime Administrativo; Auditoria Governamental; Controladoria na Administração Pública; e Metodologia da Pesquisa Científica.
Da Assessoria de Comunicação
Por: Erivaldo Bomfim
03/08/2011