sábado, 5 de abril de 2025

Alameda do Barilo agora uma realidade de Itabuna

Se tornará no maior "point" da cidade, sonho dos comerciantes do local

Atualizado às 22h25 -  Projetada há cerca de 25 anos, a Alameda do Berilo foi finalmente entregue aos comerciantes de bares e restaurantes durante a gestão do prefeito Augusto Castro. A iniciativa representa a realização de um antigo sonho dos proprietários e artistas grapiúnas, que há décadas desejavam ver o local revitalizado. Agora com nova infraestrutura, a Alameda promete se consolidar como um dos principais pontos de encontro e lazer da cidade.

A história da Alameda remonta a tempos em que o espaço já era um tradicional ponto de convivência entre amigos. Tudo começou com os bares de Tarzan, famoso por seu mocofato com pirão; Serra Pelada; Bar de Rafael e o Bar de Toinho. Posteriormente, surgiram novos nomes como o Bar do Aroldo, e o próprio Toinho que se transferiu para a Avenida Kennedy, no bairro São Caetano, após seu irmão ZZéquinha transferir o "Katykero" para o bairro Pontalzinho.

Atualmente, resistem ao tempo alguns dos bares mais antigos e frequentados da cidade. O Boteco do Aroldo e o Serra Pelada, alem do Galo Vermelho que continuam firmes no mesmo local há 40 anos, preservando a tradição boêmia da região. Além deles, fazem parte da cena local o Fontes Bar, Ari Bar e Beto Bar, que também contribuem para manter viva a cultura dos bares tradicionais grapiúnas.

Com a nova estrutura, a Alameda do Berilo conta agora com espaços mais organizados, iluminação adequada, áreas de convivência e brinquedos para as crianças, tornando-se um local ideal para toda a família. Além disso, a programação cultural valoriza os artistas locais, com apresentações de voz e violão, criando um ambiente agradável para o tradicional “bate-papo” entre amigos.

Diante disso, toda a equipe do prefeito Augusto Castro está de parabéns pela sensibilidade e compromisso com a cultura popular e o lazer da comunidade. Agradecemos também a colaboração de Aroldo Bar, representante de uma geração que manteve viva a essência do local até os dias de hoje. A Alameda do Berilo está pronta para escrever uma nova página na história da boemia e cultura grapiúna.


Da secom/Prefeitura- Poesia, falas e discursos marcam entrega da Praça Berilo Guimarães pelo prefeito Augusto Castro*

Os versos de “O sertanejo”, do poeta sergipano Godofredo Rego, declamados por Clovisnaldo Argolo, do Clube do Poeta do Sul da Bahia, abriram as falas, discursos e pronunciamentos da solenidade de entrega da Praça Berilo Guimarães, no Mangabinha, na noite de sexta-feira passada, dia 4. A praça conta com um novo sistema de iluminação com luminárias de LED, parque infantil com brinquedos modernos e espaço para artistas locais.

O ato contou com a presença do prefeito Augusto Castro (PSD), da primeira-dama Andrea Castro, do deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA, vice-prefeito Josué Brandão Júnior, vereadores e convidados. “Quero agradecer a Deus, aos trabalhadores pela execução dessas obras de requalificação executadas pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), que se constitui no novo cartão postal da cidade”, discursou.



Augusto também endereçou agradecimentos ao governador Jerônimo Rodrigues pelo apoio à cidade, que vai ganhar a segunda etapa do Projeto Mais Água para a Cidade, com um reservatório com capacidade para cinco milhões de litros d’água instalado no Jardim Cordier, no Jaçanã, e ao ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, e ao deputado federal Paulo Magalhães, que têm sido grandes parceiros de Itabuna, principalmente nas áreas da infraestrutura e da saúde.

O prefeito anunciou uma forte agenda na próxima semana, em Brasília, quando vai trabalhar pelos projetos de duplicação do trecho da BR-415, entre Nova Itabuna a Nova Ferradas, na zona oeste, em audiência com o ministro dos Transportes, Renan Filho. “Estamos trabalhando projetos estruturantes para que a cidade cresça, tenha novos vetores de expansão. O projeto está pronto, há recursos garantidos e esperamos que o DNIT dê início à execução”, declarou.

A secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, discorreu sobre o projeto arquitetônico da Praça Berilo Guimarães, falou da interação dos urbanistas, arquitetos e engenheiros com os comerciantes durante a execução das obras e serviços e prestou homenagem a dona Bernadete Rodrigues Lima França, do Bar Serra Pelada, a quem denominou como madrinha do novo equipamento. Uma das sugestões foi a construção de cinco pergolados com 20 mesas e por isso cada um dos oito comerciantes assinaram um Termo de Cessão de Uso.

Ela também falou da importância do coronel Berilo Guimarães, que na década de 40 implantou o loteamento Cidade Jardim, o primeiro empreendimento imobiliário para Itabuna, e doou terreno à Prefeitura para a implantação da primeira estação de tratamento de água e esgoto da cidade e fez um contraponto com o Projeto Mais Água para a Cidade executado pelo prefeito Augusto Castro para solucionar o problema de abastecimento que a cidade viveu por mais de 50 anos.





Quanto à praça, a secretária lembrou que no passado era um espaço dedicado aos poetas de Itabuna que se reuniam para conversas e interação cultural. “Exatamento por isso, criamos um espaço para apresentações artísticas e culturais. Aqui será palco para a música popular brasileira e outros estilos. Em diálogo com os artistas, decidimos implantar um grande mural no fundo do palco com a exibição de poesias e cada um dos poetas que vão colocar sua assinatura com a aposição da mão, como acontece com a calçada da fama”, brincou.

Também falaram, o agitador cultural Leo Almeida, em dos comerciantes do Berilo que esperaram 25 anos por esta obra, o bisneto de Berilo Guimarães, o agente de trânsito Zildo Guimarães Neto, que fez agradecimentos em nome da família, e o deputado federal Paulo Magalhães.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

Prefeitura e FICC apóiam espetáculo “A Paixão de Cristo” A Prefeitura de Itabuna e a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) apóia...